quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Homenageados com Mérito Farroupilha no RS


Homenageados foram indicados por parlamentares e pelo DRPAC

Onze personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cultura, da educação, da política e da economia no Rio Grande do Sul receberam a Medalha do Mérito Farroupilha, durante a Sessão Solene alusiva à Revolução Farroupilha, realizada na tarde desta quarta-feira (15). Homenageados com a honraria máxima do Parlamento gaúcho, o ator Sirmar Antunes (destaque Teatro/Cinema), a violonista Norminha Duval (destaque Música), o historiador Sérgio da Costa Franco (destaque História), a professora Maria Helena de Souza Martins (destaque Cultura) e o escritor Luis Fernando Veríssimo (destaque Literatura) foram indicados pelo Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais (DRPAC) e tiveram seus nomes aprovados pela Mesa Diretora. Os outros homenageados foram indicados por parlamentares de diversos partidos, também com aprovação da Mesa Diretora da Casa. O nome do empresário Enio Roberto Dias dos Reis foi proposto pelo deputado Paulo Brum (PSDB); o empresário Belmiro Zaffari, pelo ex-deputado Iradir Pietroski (PTB); o empresário Lee Shing Wen, pelo deputado Aloísio Classmann (PTB); o professor Alexandre Roche, pelo deputado Paulo Odone (PPS). O compositor Airton Pimentel e a cantora Maria Luiza Benitez receberam a honraria por proposição do presidente da Assembleia, Giovani Cherini (PDT).
Homenageados
Sirmar Antunes é ator de teatro, cinema e televisão. Tem 32 anos de carreira e 25 anos de trabalhos registrados, sendo dois deles na Rede Globo de Televisão: A casa das sete mulheres e Como uma onda. Atuou no filme Eu teu nome, vencedor do festival de cinema de Gramado em 2009.
Norminha Duval é violonista e compositora. Vencedora do prêmio açorianos de música em 2007, na categoria instrumental, por seu álbum Violão brasileiro de Norminha Duval. Com mais de 60 anos de carreira, já se apresentou na cidade de Guimarães, em Portugal, onde também foi homenageada.
Sérgio da Costa Franco é historiador, advogado e cronista. Natural de Jaguarão, ex-promotor de Justiça, publicou dezoito livros, onze ligados à pesquisa histórica e sete à memória de Porto Alegre. Vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura com o livro Os Viajantes olham Porto Alegre.
Maria Helena de Souza Martins é professora e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, filha do escritor e psicanalista Cyro Martins. Natural de Porto Alegre, foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é autora de várias publicações sobre a relação entre leitor e obra. Desde 1997 preside o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins.
Luis Fernando Veríssimo é jornalista e escritor. Natural de Porto Alegre, é filho do escritor Érico Veríssimo e um dos autores mais conceituados e lidos do país. Cronista de diversos jornais e revistas, criou textos e quadros para programas de TV, a exemplo de O Planeta dos Homens e Comédias da Vida Privada, da Rede Globo, e autor de dezenas de publicações em forma de crônicas, contos, romances e cartuns. Entre eles, O Analista de Bagé.
Airton Pimentel é compositor, autor da canção Rancho da Estrada, que criou aos 14 anos de idade. Fundador do grupo Os Araganos, em mais de 50 anos de carreira, é autor de sucessos do regionalismo gaúcho, como Missal das reses, Negro da gaita, Vento norte e Pilchas. Um dos fundadores do Sindicato dos Compositores do RS (Sicom/RS).
Maria Luiza Benitez é cantora, locutora e apresentadora. Participou de dezenas de festivais nativistas. Sua musicalidade e temática estão focadas na natureza e na cultura indígena. Com três discos gravados, atualmente divide com Glênio Fagundes a apresentação do programa Galpão Nativo, na TVE.
Ênio Roberto Dias dos Reis é empresário, presidente da auto viação Presidente Vargas. Desde 1999 preside a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). É Cidadão Honorário de Porto Alegre.
Belmiro Zaffari é empresário e presidente do grupo Unetral/Unesul. Idealizou e fundou a Associação Riograndense de Transporte Municipal (RTI). Foi secretário da Associação das Transportadoras Turísticas do RS.
Lee Shing Wen é empresário, natural de Taiwan, chegou ao Brasil em 1973, onde adotou o nome de Carlos Lee. Criador da Alibem Comercial de Alimentos Ltda, considerada uma das principais empresas no segmento da suinocultura do RS, com mais de 3.000 funcionários.
Alexandre Aimé Ernest Roche é professor, presidente do Instituto Roche. Francês, nascido em Alexandria, no Egito, transferiu-se para o Brasil em 1957 para fundar e dirigir a Aliança Francesa em Natal (RN). Em 1959 foi nomeado diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, instituição que dirigiu até 1972. Em 1973 fundou o Instituto Roche de Idiomas. É Doutor Honoris Causa da UFRGS.
Gilmar Eitelwein - MTB 5109

Agência de Notícias 16:40 - 15/09/2010

Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 Foto: Walter Fagundes / Ag. AL

Nenhum comentário: