segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DOMINGO É DIA DE FUTEBOL... ...DE BOMBACHAS!

Foto: Jornal Dimensão

Que o brasileiro é louco por futebol o mundo inteiro sabe. Que nosso povo é criativo, nós sabemos. Pois juntando a criatividade com a fome de bola, cada dia, em cada região do País, aparece alguma coisa, pitoresca e nova, relacionada com o esporte das multidões.

No Rio Grande do Sul, mesclando as fortes tendências tradicionalistas com a paixão pelo futebol (não existe rivalidade maior que o Gre-Nal), antes do churrasco ao meio dia, da canha na guampa e da cerveja gelada, nada melhor que uma boa partida de futebol... de bombachas.

A mania tomou conta de várias cidades do interior e os clássicos domingueirios vão se avolumando. As contendas são acirradas e os "escretes" peleiam com raça (do pescoço para baixo tudo é canela). Uma proibição imposta pelo juiz, além das regras normais, é a de não poder entrar em campo armado. A faca e o "berro-grosso" ficam no vestiário. A faca para cortar a carne depois da disputa e o "berro-grosso" para ficar de garganta vermelha pelos tiros do time vencedor. É CTG contra CTG, piquete contra piquete, gremistas contra colorados, as vezes jogando de bombacha e chuteiras outras de bombacha e botas (pobre dos pés).

Hoje pela manhã, ainda nos pelegos, vi uma reportagem onde, se não me engano em Pernambuco, os times faziam uma partida dentro de uma arena de vaquejada. Detalhe: com um boi brabo solto no campo! É um olho no peixe outro no gato. Um na bola outro no boi. Oiga-lê brasilsão velho de Deus!


Bom domingo e bom futebol a todos!
Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: