quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENCENAÇÃO DA BATALHA DO PULADOR

Líderes Maragatos da Revolução Federalista (1893).


A Batalha do Pulador, confronto ocorrido durante a Revolução Federalista (1893), entre maragatos e pica-paus, será reproduzido neste domingo, em Passo Fundo, por 650 figurantes.

Passados 116 anos, um dos mais sangrentos confrontos já travados em solo gaúcho será reencenado no interior de Passo Fundo. As inscrições para os interessados em atuar no palco histórico ainda estão abertas. O evento é realizado a cada dois anos e, para participar, não é preciso ter experiência. Para os combatentes a única exigência é ter um cavalo.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, Brigada Militar, 7ª Região Tradicionalista e o Grupo Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul. Os figurinos e acessórios são emprestados aos figurantes.

A quinta edição de encenação do conflito será dividida em seis atos e apresentada em duas horas. Em um cenário repleto de fumaça, barulho de canhões, armas e figurinos típicos da época.

A programação se inicia às 14h30min, de sábado, com desfile de tropas pela Avenida Brasil até o trevo de acesso a Ernestina. A encenação será no dia seguinte, às 14h30min, nas coxilhas do distrito de Pulador.

Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: