domingo, 28 de novembro de 2010

Invernadas de várias cidades competem no 16º Rodeio internacional do Mercosul

As competições de danças tradicionais gaúchas lotaram as arquibancadas do palco, na tarde deste sábado (27/11), durante o 16º Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí, uma realização da Prefeitura juntamente com o CTG Aldeia dos Anjos. Dezoito grupos de dança mirim e 20 juvenil de vários cidades do Estado se apresentaram. No domingo (28/11), prosseguem as atrações artísticas e 7º Encontro de Xirus que terá sua abertura oficial às 9h.

O júri que avalia as coreografias é composto por sete pessoas especialistas em danças. O líder do grupo pede ao gaiteiro, “a Dança do Maçarico”, para em seguida, durante a apresentação, soltar um “vamô (sic) tirar o espinho da bota”, que se converte em um passo das botas batendo ritmicamente no chão. As prendas sorriem e flertam com os seus pares, e tudo isso é avaliado pelo juri atento, que acompanha a apresentação do grupo durante as três apresentações de cada grupo.

No repertório das invernadas estão músicas tradicionais como Balaio, Xote Carreirinha, Dança do Tatu, entre outras. Cada grupo começa com uma música de abertura, passa por três danças de livre escolha, a partir das obras recomendadas pelo MTG, e finaliza com outra de livre escolha.
Redação
Fones: (51) 4001 3271 - 4001 3272 - 4001 3267
fotos Lúcio Dias - sECOM PMG

Nenhum comentário: