quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

APROVADO DIA DO TROPEIRISMO

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de 30/11/2010, o PL 222/2010, de autoria do deputado Francisco Appio, que institui o Dia Estadual do Tropeirismo, sendo comemorado no dia 20 de abril.

De acordo com o parlamentar, a data serve para resgatar a importância dos tropeiros no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em seus primórdios e incentivar o estudo, pesquisa e divulgação do momento de nossa história.

Na Justificativa do PL 222/2010, o parlamentar lembra o trabalho de Paixão Côrtes, na pesquisa do Tropeirisimo Biriva (veja a publicação em www.appio.com.br) e os seminários realizados pela Professora Lucila Sgarbi, na cidade de Bom Jesus.

O projeto, aprovado por 46 a 0, vai agora ao Palácio Piratini onde a Governadora Yeda Crusius deverá sancioná-lo e publicá-lo até o dia 20 de dezembro.

Appio destacou o trabalho e empenho do Relator na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça, deputado Ciro Simoni, que com Parecer Favorável, agilizou a aprovação da proposta.

JUSTIFICATIVA - A instituição do DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO, na data de 20 de abril de cada ano, no Calendário Oficial do Estado, resgata a importância dos tropeiros no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em seus primórdios e incentiva o estudo, pesquisa e divulgação do extraordinário momento de nossa história.

Responsáveis pelo comércio e transporte de mercadorias, quando não havia estradas, trens e aviões, os tropeiros marcaram a história dos gaúchos, com a marca do heroísmo, coragem, desbravamento e desenvolvimento.

Foram eles, os tropeiros, os responsáveis pela demarcação da maioria das estradas e rotas do Estado, bem como a definição de municípios, cidades e pousadas. Na cultura, tiveram um papel primordial, na introdução de usos e costumes, na música, dança, gastronomia e comportamento.

Os historiadores e pesquisadores Paixão Côrtes, Lucila Sgarbi dos Santos e Luiz Antonio Alves, entre outros, dedicam-se a resgatar, promover, divulgar e preservar a cultura do TROPEIRISMO, em seus seminários, livros, palestras e conferências.

O mais importante dos eventos, realizado anualmente em abril na cidade de Bom Jesus, destaca com profissionalismo e seriedade a história dos velhos tropeiros e sua importância regional.

Dedicar o 20 DE ABRIL - DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO – aos verdadeiros descobridores de boa parte do Estado é fazer justiça e oportunizar o bom debate do papel dos tropeiros na história rio-grandense.

Sala de Sessões - Deputado Francisco Appio

Também foi aprovado nesta tarde o PL 155/2010, que denomina como Armando Waldemar De Zorzi a RS020.

Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Colaboração: Beto Sales




Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: