sábado, 1 de janeiro de 2011

Tarso Genro é empossado governador do Estado

 

Cerimônia ocorre no plenário da Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz


Tarso Genro é empossado governador do Estado
Crédito: Camila Domingues

Pouco antes das 9h deste sábado, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, leu o termo constitucional e assinou o documento de posse para o cargo máximo do Poder Executivo estadual pelos próximos quatro anos. Em seguida, o vice Beto Grill fez o mesmo, durante cerimônia que ocorre no plenário da Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.

Em seu discurso, o presidente da Casa, deputado Giovani Cherini (PDT), elogiou o aspecto conciliador da candidatura de Tarso nas últimas eleições. “Sinto sinceramente que o governador governará para todos. Quem acompanhou ele nas eleições viu um político diferente”, afirmou.

Tarso iniciou seu discurso agradecendo aos presentes e destacando os nomes dos ex-governadores Alceu Collares e Olívio Dutra - citados como “referências para saudar os demais chefes de executivo” do Rio Grande do Sul. O discurso durou cerca de 9 minutos e foi feito de improviso.

O governador fez um discurso conciliador, afirmando que as palavras de Cherini traduziam bem o que ele viria a falar em seguida. Tarso destacou que a Assembleia, enquanto formada por partidos políticos, era uma Casa política e que traduz bem “as virtudes e vicissitudes da sociedade brasileira”. Nesse sentido, o governador se comprometeu a respeitar integralmente os partidos da Casa, sejam eles da base aliada ou da oposição.

O petista também propôs um pacto de trabalho conjunto entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, tal qual fez enquanto ministro da Justiça. “É necessário que o debate público seja um vetor de construção de consensos”, afirmou. Ao citar sucessão à Presidência da República de Dilma Rousseff, Tarso foi muito aplaudido.

Cerimônia

Tarso chegou à Assembleia por volta das 8h15min, foi direto ao gabinete da presidência e depois entrou no salão principal, onde foi muito aplaudido. Em seguida, Cherini iniciou o protocolo cumprimentando Tarso, Grill, senadores e deputados eleitos, além de prefeitos, vereadores, autoridades militares, religiosas e entidades de classe.

Depois disso, houve a execução do Hino Nacional. A cerimônia foi encerrada com o Hino Riograndense, quando Tarso foi de mãos dadas com a esposa, Sandra, até o Palácio do Piratini, onde encontrou a ex-governadora Yeda Crusius. Tarso embarca no fim da manhã a Brasília, onde acompanha a posse de Dilma.

Biografia

Tarso Genro, 63 anos, é o 37º governador do Rio Grande do Sul desde o início da República. Advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Tarso se especializou em Direito Trabalhista. Atuou em defesa de sindicatos e associações profissionais em todo o Estado.

Tarso nasceu em São Borja, em 6 de março de 1947. É filho da dona de casa Elly e do advogado e escritor Adelmo Genro. É casado com a médica Sandra Genro, com quem tem duas filhas: a deputada federal Luciana e a médica Vanessa. Tarso também é avô de Fernando, filho de Luciana.

O governador eleito iniciou a vida política como vereador em Santa Maria pelo MDB em 1969 e foi deputado federal pelo PT em 1986. O petista também foi vice-prefeito de Porto Alegre entre 1989 e 1992, prefeito da Capital entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002. Tarso foi ministro da Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo

Nenhum comentário: