segunda-feira, 25 de abril de 2011

A última entrevista do grande Rui Biriva para o amigo JK MARINHO

UM GRANDE AMIGO, UM GRANDE HOMEM, UM ESPETACULAR SER HUMANO!!
 1- Você é natural de que município gaúcho, e como foi sua infância?
Sou de Horizontina, filho de pequenos agricultores. Fui o único menino entre as crianças dos vizinhos, então aprontei muito e como sou caçula de 3 irmãos (1 irmã e 1 irmão) e tive minha avó morando conosco, fui bastante mimado também. Foi uma infância sem muitas posses, mas muito feliz.
2- Quando você percebeu que seria músico cantor?
Meu pai tinha um salão de baile ao lado de nossa casa e desde pequeno eu acompanhava as apresentações e queria fazer também. Meu pai foi músico (tocava bandoneón), mas abandonou a arte após casar. Assim, a música estava no meu DNA.
3- Você começou cantando musica nativistas e regional gaúcha?
Não. Cantei em inglês, participei de grupos de bandinha, fui tentar a vida em São Paulo, onde cantava sertanejo e MPB. Na capital paulista sentia muita saudade do RS, então passei a ouvir músicas dos festivais (Califórnia da Canção, Seara, etc) e senti que era aquilo que gostaria de fazer. Voltei para o Estado e achei meu caminho.
4- Qual foi seu primeiro sucesso?
Foi a canção Birivas, da Seara da Canção da cidade de Carazinho, de autoria de Airton Pimentel e Gilberto Carvalho. Com ela ganhei o Festival, fui melhor intérprete e ainda, como prêmio maior, herdei o nome Biriva. Como me apresentava com meu sobrenome que é Leonhardt e ninguém sabia dizer, as pessoas passaram a me chamar de Biriva e assim fiquei, até alterei meus documentos e acrescentei Biriva ao meu nome.
5- A vida de artista é difícil?
É difícil sim, porque tem que ter talento, mas muito trabalho. Tem que correr atrás sem nunca prejudicar alguém, fazer tudo com o coração mesmo.
6- Me conta das dificuldades que você passou no inicio da carreira?
As dificuldades são muitas, mas acho que a principal é mostrar seu trabalho, achar um lugar ao sol, ter pessoas que apostem na tua arte e isto graças a Deus eu consegui.
7- Conta para nossos internautas, algum fato pitoresco que aconteceudurante essas suas andanças?
Nossa! Tem tantos! Mas um fato marcante foi logo que começamos a usar microfone sem fio. Eu estava em um camarim onde não ouvia o que falavam no palco, ia chamando as pessoas, animando para começar o show. Até que falei: - agora é na palma da mão e na ponta do pé, vamos agitar, vamos quebrar tudo!!!!! E não ouvi resposta, nem um ruído até que entra o contratante correndo e diz: - fica quieto!!!! O apresentador está pedindo 1minuto de silêncio!!!! Quando entrei nopalco todos riam e eu vermelho de vergonha!
8- Quais seus maiores sucessos?
Santa Helena da Serra, Birivas, Tche Loco, Vamo Quebra Tudo, Castelhana, Canção do Amigo, entre outras.
9- O que você acha do tradicionalismo e da cultura gaúcha?
Considero um dos melhores movimentos de incentivo a cultura que um Estado pode ter. Através do tradicionalismo há grande movimentação de trabalho gerando renda para muita gente. Também através da nossa cultura, enaltecemos nosso Estado, nossa gente. É um movimento muito enriquecedor na continuação de nossa cultura.
10- Agora você é também apresentador de televisão, como foi essa experiência de 8 anos na TVE com o programa PARALELO SUL?
É a realização de mais um sonho. Foi uma experiência que se transformou em realidade, se propagou por anos e espero que continue mostrando cada vez mais as belezas do RS e quiçá do Sul todo do Brasil.
11- Qual a importância dos festivais para musica e cultura gaúcha?
Absolutamente importante porque foi através dos festivais que a música gaúcha se popularizou e tomou conta do RS todo e chegou a SC e PR.
12- Quantos prêmios você ganhou em festivais nativistas?
Sabe que não sei ao certo? Mas são mais de 40.
13- Qual o recado que você manda para nossos internautas, espalhados por esse mundo a fora?
Só tenho a agradecer pelo carinho que me dedicam
14- A música gaúcha é tão admirada por nossos turistas, e porque ela não faz sucesso no centro do país?
Esse é um fenômeno que não tem explicação, mas em alguma hora chegará a nossa vez já que talento e trabalho não nos falta.
15- Você tem uma bela canção falando do amigo, o que é ser amigo para você?
É estar junto em todos os momentos, mesmo não concordando mas sempre apoiando e hoje posso afiançar que tenho muitos e fiéis amigos que podem contar comigo assim como conto com eles. Muito obrigado pelo espaço e apoio, fiquem com Deus!
Sobre Rui Biriva
Rui da Silva Leonhardt, conhecido pelo nome artístico de Rui Biriva é um dos mais populares e queridos artistas gaúchos. Cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha. Com sua simpatia, carinho e talento musical conquistou nosso povo e os amantes da cultura gaúcha.
Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade no Distrito da Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.
O nome artístico foi adotado após a gravação da canção "Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.
Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música "Santa Helena da Serra", composta em parceria com José Luiz Vilela.
Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.
Rui Biriva possui 14 discos gravados. Entre seus maiores sucessos estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. Rui Biriva também apresenta, desde 2003, o programa "Paralelo Sul" na TVE-RS.
Álbuns de estúdio
• 1986 - Cantar - Continental
• 1988 - Pé na Estrada - Discoteca
• 1990 - Rui Biriva - Discoteca
• 1992 - Festança - RGE/RBS Discos
• 1993 - VamoPegá - RGE/RBS Discos
• 1994 - Sucessos de Ouro - Usadiscos
• 1995 - De Bem com a Vida - RGE/RBS Discos
• 1997 - Quebrando Tudo - Acit
• 1998 - Acervo - Usadiscos
• 1999 - Rui Biriva - Acit
• 2001 - Das Bandas de Horizontina - Som Livre/RBS Discos
• 2005 - É Bom Barbaridade - Orbeat Music
• 2007 - Na Estrada do Sul (independente)
• 2009 - Pedindo Cancha (independente)
• Álbuns ao vivo
• 2003 - Rui Biriva ao Vivo (CD duplo) – Usadiscos

• Entrevista e fotos JK MARINHO
Site Oficial: http://www.ruibiriva.com.br/

Canção do Amigo

Rui Biriva

Composição : rui biriva/elton saldanha/vaine darde
Os amores qual as flores são encantos passageiros
Em chegadas e partidas, mas te digo companheiro amigo á pra toda
vida
Todo amor cobra seu preço, brilha mas se despedaça
Beija e deixa cicatrizes, porém as horas felizes o amigo traz de
graça
Amizade, amizade, é dom divino da paz
É poesia e violão cantando a mesma canção com duas vozes iguais
São os diamantes da vida que brilham nos olhos da gente
Um amigo é para sempre, um amigo é para sempre
É um duende, é uma fada, é nosso anjo da guarda
A mãe, o pai, o filho, a eterna mão abençoada sempre estendida
ao auxílio
Quando mesmo Deus nos falta, mesmo assim está presente
Pois se a gente leva um tombo, o amigo empresta o ombro e chora
junto da gente
Amizade, amizade, é dom divino da paz
É poesia e violão cantando a mesma canção com duas vozes iguais
São os diamantes da vida que brilham nos olhos da gente
Um amigo é para sempre, um amigo é para sempre

Nenhum comentário: