sexta-feira, 1 de julho de 2011

2º Vice-Presidente da CBTG Movimenta a comunidade através de um Ponto de Cultura (Projeto - Governo Federal)

Sr. João Mello, 2º Vice-Presidente da CBTG, é exemplo de um contínuo trabalho dedicado ao Tradicionalismo Gaúcho!

Campo Grande/MS - O CTG Tropeiros da Querência, por meio do projeto Cultura de Galpão, é um Ponto de Cultura do Brasil, localizado na cidade de Campo Grande/MS. A entidade tradicionalista foi contemplada pelo Programa Mais Cultura - Ponto de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura (Fundac).
O Projeto Cultura de Galpão será realizado em quatro edições anuais no triênio 2011-2013, durantes os meses de março, junho, agosto (semana do folclore) e novembro. As oficinas acontecerão por etapas e englobarão temas diversos como campeira, esportiva, cultural, literária e artística.

Oficina Esportiva - No último sábado, dia 11 de junho, o CTG Tropeiros da Querência realizou a Oficina Esportiva, segunda atividade do Projeto Cultura de Galpão.
O 2º Vice-Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello, prestigiou novamente das atividades do Cultura de Galpão e explica que durante a atividade foram ensinados aos estudantes alguns esportes tradicionais praticados na cultura gaúcha, como o jogo do osso/tava, a bocha campeira e o tetarfe (jogo de ferraduras).
Participaram da atividade os estudantes de 8 a 14 anos da Escola Estadual Emídio Campos Widal e das Escolas Municipais Antonio José Paniago, Múcio Teixeira Junior e Flora Guimarães Rosa Pires, além dos tradicionalistas e integrantes das Invernadas Artísticas Mirim e Juvenil do CTG.
Além dos esportes, o projeto possibilitou que as crianças e adolescentes vivenciem as brincadeiras antigas por meio da ?Mostra Brinquedos e Brincadeiras?, em uma homenagem ao Dia Mundial do Brincar, comemorado em 31 de maio. Os estudantes conheceram alguns brinquedos antigos como: bilboquê, pião, cinco marias, bodoque, bonecas de lã/palha/pano, etc.
?A sede do CTG foi novamente o palco de uma grande integração cultural. O projeto é de extrema importância para nossa entidade e esta edição representa uma oportunidade de voltarmos ao passado, relembrando as brincadeiras mais utilizadas no Rio Grande do Sul?, enfatiza o Patrão do CTG, José Valdemir Rocha.

O evento começou às 09h com a solenidade de abertura e em seguida foi ministrada a palestra ?Esportes, Brinquedos e Brincadeiras?, pelo 2º Vice-Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello. ?Os estudantes conheceram brincadeiras, brinquedos e esportes do passado, inclusive os mais utilizados no Rio Grande do Sul. Nós mostramos e enfatizamos como as crianças se divertiam antigamente com a ausência dos jogos eletrônicos e de toda essa tecnologia de hoje?, destaca João Mello.

Assim como na primeira atividade do Projeto, o tradicionalista e ex-membro da CBTG, José Carlos Cardoso, foi homenageado. Conforme João Mello, foi com a iniciativa dele que o CTG desenvolveu o projeto e foi contemplado.
A primeira atividade do Cultura de Galpão foi realizada em março deste ano, através da Oficina Campeira. Foram cinco mostras, onde os estudantes conheceram a Origem dos Produtos do Campo (arroz, feijão, trigo, soja, etc.), as atividades na Lida Campeira, a Culinária Gaúcha (costela e arroz de carreteiro) e as árvores nativas existentes na sede do Tropeiros da Querência.
Texto e Fotos enviadas por: Aline Kraemer (MTb-MS 050)
colaborador: Hilton Luiz Araldi

Nenhum comentário: