terça-feira, 16 de agosto de 2011

BOI FRANQUEIRO BARRADO NA EXPOINTER

 

Sebastião Fonseca de Oliveira, poeta e um dos poucos criadores do gado franqueiro no Rio Grande do Sul, foi informado, lá em sua fazenda, em São Francisco de Paula, que a raça foi barrada na expointer 2011.

Primeiro bovino crioulo a movimentar o comércio na região Sul do Brasil, há mais de cem anos, os franqueiros foram impedidos de participar da Expointer 2011. A decisão é resultado de uma disputa entre criadores gaúchos e catarinenses quanto ao registro genealógico da raça.

Com os animais prontos para expor na Expointer 2011, Sebastião Fonseca de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Franqueiros, foi surpreendido na semana passada com um comunicado da Secretaria Estadual da Agricultura, informando que os bovinos não poderão ingressar na feira devido à ausência de registro genealógico definitivo do Ministério da Agricultura.

— Entramos em contato com a associação que detém o registro da raça, que não respaldou a participação desses animais na feira — explica Honório de Azevedo Franco, médico veterinário da secretaria.

Em 2008, os criadores de Lages, no Planalto catarinense, conseguiram o registro oficial da raça “crioula lageana” na Agricultura, e a nomenclatura “franqueiro” deixou de existir oficialmente.

— A primeira feira agropecuária do Estado, ainda em 1889, teve como campeão um franqueiro. O que estão fazendo é um desrespeito com a história de uma raça que sustentou a economia gaúcha por décadas — critica Oliveira

Por Joana Colussi
foto Emiliano Pedroso - Agência RBS

Nenhum comentário: