quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ciranda Escolar movimenta o Acampamento Farroupilha

Ciranda Escolar movimenta o Acampamento Farroupilha
15/09/2011 10:31:39

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Ciranda Escolar ocorre em dias úteis no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em parceria com a prefeitura, realiza oficinas, palestras, teatro e danças voltados ao público infantil durante o Acampamento Farroupilha. O projeto é denominado Ciranda Escolar. Todos os dias úteis, nos turnos da manhã e da tarde, o Galpão Central do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) recebe em média 300 crianças que aprendem sobre civismo e cultura gaúcha. A atividade inclui passeio pelo parque, participação em oficinas e exposições no Centro de Eventos e visita à fazendinha para conhecer os animais.

O instrutor de dança Luis Carlos Rodrigues Flores, responsável pela parte artística do projeto, explica que o trabalho realizado é de extrema importância. “Nós recebemos crianças de 5 a 15 anos que se interessam pela cultura do seu povo. Cabe a nós passar algumas orientações e explicações”, avalia.

As principais atividades são de dança, principalmente a do pezinho e do maçanico, explicações sobre ritmos típicos e demonstrações de música e poesia. A cada dia, uma invernada de algum CTG (grupo de danças tradicionais) é convidada para demonstrar as danças. Ao final, todas as crianças dançam juntas sob orientação dos bailarinos tradicionalistas.

Ainda restam vagas para as escolas que queiram participar da Ciranda Escolar no dia 19, segunda-feira. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 8438-0167, com Cláudia.

Nenhum comentário: