quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Passo Fundo recebe a chama crioula


Centelha representando a história gaúcha chega ao destino final pelas mãos dos Cavaleiros do Planalto Médio


Depois de 366 quilômetros percorridos, totalizando 7 mil quilômetros de cavalgadas desde 2005, os Cavaleiros do Planalto Médio finalizaram a jornada que durou nove dias. A recepção do grupo em Passo Fundo aconteceu na sede da Polícia Rodoviária Estadual, onde autoridades do município prestigiaram os Cavaleiros.

Dentre os mais de 3 mil cavalarianos do Estado, o grupo do Planalto Médio tem a missão de entregar a chama aos 42 municípios da 7ª Região Tradicionalista. "Foi uma satisfação. A gente cumpriu essa missão pela sétima vez consecutiva. Foi muito bom, pegamos tempestade, chuva, mas também tempo bom. Foi uma honra, fizemos isso com muita satisfação e orgulho", disse José da Silva Almeida, o Seu Juca, membro dos Cavaleiros do Planalto Médio.

(Os Cavaleiros do Planalto Médio foram prestigiados em frente à sede da Polícia Rodoviária Estadual de Passo Fundo / FOTO FABÍOLA HAUCH)

Desde agosto de 1947, depois que estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, liderados por João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, fundaram um Departamento de Tradições Gaúchas, que essa memória é passada em gerações.

"Representa para nós um reaquecimento do orgulho de ser gaúcho. Estamos iniciando os Festejos Farroupilhas da cidade de Passo Fundo. Em nome da 7ª Região Tradicionalista, estaremos redistribuindo essa centelha para todos os municípios que compõem a região. A chama crioula vai percorrer 20 entidades tradicionalistas durante os 16 dias de festividades da ronda crioula", salientou Gilda Galeazzi, coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do Estado.



No domingo, 4, acontecerá o Torneio de Laço no Parque da Roselândia a partir das 11 horas. Na ocasião, os Festejos Farroupilhas serão iniciados oficialmente com a distribuição da centelha da chama crioula para as regiões tradicionalistas.



(Cavalheiros já percorreram 7 mil quilômetros de cavalgadas / FOTO FABÍOLA HAUCH)



FONTE: DIÁRIO DA MANHÃ

COLABORAÇÃO: HILTON ARALDI



Nenhum comentário: