segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Piratini revive seus dias de Capital Farroupilha



Encenação De seival A porongos uniu a Guerra dos Farrapos com as lendas gaúchas na praça da cidade

A praça da Matriz tomada por cavalarianos e atores encenando uma passagem da Revolução Farroupilha marcou o clímax de um dia histórico para o município de PIratini . Com direção de Marcelo Restori, De Seival a Porongos uniu a Guerra dos Farrapos com as lendas gaúchas e emocionou as centenas de espectadores.

O evento com promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, e parceira da Secretaria de Turismo, contou com a presença do governador Tarso Genro e teve como objetivo recuperar o valor de Piratini como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, o governador destacou os preceitos de liberdade, igualdade e humanidade da constituição dos farrapos. "Os movimentos verdadeiros são materiais e imateriais. Estamos aqui para ver um discurso através da arte que começa por um patrimônio imaterial da humanidade. Esse patrimônio é que tem construído a história do Rio Grande", disse Tarso.

O secretário da Cultura, Assis Brasil, ressaltou a importância da entrega da primeira etapa de restauro do Museu Histórico Farroupilha, com a abertura para visitação pública. "Temos certeza que este museu será co-realizador cultural de toda a região. Não será apenas um local de visitação, mas um polo irradiador de cultura e de conhecimento. E se sabe que só com a cultura e conhecimento nós nos libertamos", finalizou o secretário.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, destacou a forma como os gaúchos comemoram a Semana Farroupilha. "Para nós é muito importante passar de geração a geração essa história de brasilidade, essa história de patriotismo. Que aqui a gente possa desenvolver nosso turismo, trazer pessoas de todos os lados para conhecer as nossas tradições", disse Abgail.

O prefeito Vilso Agnelo da Silva Gomes agradeceu o evento e a visita de Tarso. "O único governador que veio quatro vezes ao município de Piratini. Hoje é um dia muito especial. Pelo seu empenho pessoal temos a agradecer a recuperação do nosso museu e pelo apoio à nossa Semana Farroupilha", completou o prefeito.

A celebração em Piratini iniciou com um almoço na sede da AABB. Em seguida, foi reinaugurado o Museu Histórico Farroupilha cujas obras de restauro se realizaram com verbas do Estado, por meio do Banrisul, e do BNDES. O encerramento das atividades ocorreu dentro da Igreja Matriz com um concerto da Ospa, que teve a participação especial de Renato Borghetti e Ernesto Fagundes.

Texto: Maria Emilia Portella

Foto: Caco Argemi

Edição: Redação Secom

Nenhum comentário: