sexta-feira, 7 de outubro de 2011

1º FRONTEIRA DA CANÇÃO NATIVA

 

Cerca de duas mil pessoas assistiram ao I Festival Fronteira da Canção Nativa de Concórdia, no CTG Fronteira da Querência. A organização foi do Grupo Parceria, comandado por Jean Pierre Schneider. Festival dos moldes dos que acontece no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é considerado um dos primeiros no Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina em composições de interpretações nativistas. A Comissão Julgadora comandada por Frutuoso Araújo, médico veterinário de Piratini, que começou juntamente com Edson Dutra o Grupo Os Serranos, irmanado com o cantor Joca Martins (Pelotas), Nédio Vanni (Chapecó) e Noé de Vargas (Concórdia), selecionaram entre as 193 letras inscritas de 120 autores, 12 para a finalíssima. As concorrentes chegaram de 70 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e dos países do Uruguai e da Argentina.

A vencedor foi a música “O Beijo da Malacara, (chamamé) com letra de Rafael Ferreira, música de Arthur Mattos e interpretação de Arthur Mattos e Arthur Boscatto, da cidade de Lages (SC). Além do troféu da primeira colocação, “O Beijo da Malacara” levou ainda as premiações de melhor letra e melhor intérprete. O 2º lugar Milongas e Cordas (milonga) de Lages (SC),

teve a letra de Ramiro Amorin e música de Michel Martins interpretada pelo Quarteto Coração de Potro. O 3º lugar foi “Pa`Nosotros no Hay Frontera(chacarera), de Pelotas e Jaguarão (RS) letra de Martins César e João Sampaio (Itaquí) música de Paulo César Timm com interpretação de Fabiano Bacchieri.

Melhor Arranjo o prêmio foi para a composição Milongas e Cordas (Lages-SC); melhor instrumentista Luciano Maia com a música Alma de Vento e Assobio  letra de Gujo Teixeira e música do próprio Luciano Maia (Porto Alegre-RS); melhor Intérprete foi para Arthur Matos e Arthur Boscatto na composição de O Beijo da Maracara. As composições de Concórdia também foram premiadas. Como a Mais Popular Dias de Chuva, com letra, música e interpretação de Emerson Almir Bays e como Destaque da Amauc, Mais que na Estampa, na Essência, com letra de Ângelo Comassetto e música de Valderino de Almeida.

 Fonte: Nédio Vanni


Nenhum comentário: