segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vence as Danças Tradicionais no Enart

Encontro se encerrou na noite deste domingo com coreografias elaboradas  

 
CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vence as Danças Tradicionais no Enart Cesar Lopes/Especial
Cerca de 70 mil pessoas movimentaram Santa Cruz do Sul entre sexta-feira e domingo Foto: Cesar Lopes / Especial


A dança, a cultura e as histórias do Rio Grande do Sul fizeram da edição 2011 do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) uma data histórica. Cerca de 70 mil pessoas movimentaram Santa Cruz do Sul entre sexta-feira e ontem, quando se encerrou o evento — 20 mil pessoas a mais do que em 2010, de acordo com os organizadores.

>>Veja a lista dos ganhadores do Enart 2011

A chimarrita, o balaio e o xote carreirinha, entre tantas outras danças típicas do Rio Grande do Sul, foram interpretadas por 20 grupos que disputaram, no domingo, o título mais concorrido da 26ª edição do Enart, as Danças Tradicionais. Na modalidade Danças Tradicionais — Força A, a principal da competição, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, da 1ª Região Tradicionalista, foi o grande vencedor, seguido da União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, de Pelotas.

Quase 4 mil artistas passaram pelos 10 palcos montados para os shows. Além das danças, outras 23 categorias foram disputadas no Parque da Oktoberfest. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), cerca de 80% dos competidores são jovens.

Durante o evento, Erival Bertolini, presidente MTG e do Enart, salientou a importância da participação da juventude no festival como forma de perpetuar as tradições do gaúcho.

— Agora, com este público recorde, estou de alma lavada e enxaguada — comemorava Bertolini, no encerramento da festa, durante a Dança de Integração, que reúne todos os grupos, na cerimônia de encerramento.

ZERO HORA

Nenhum comentário: