segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CAVALGADA - N. S. Conceição . 8/dez

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Matriz Nossa Senhora da Conceição A Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como era chamada, foi construida no ano de 1834 e inaugurada em 23 de agosto do mesmo ano. A Matriz, como ficou conhecida, foi erguida em terras doadas por Manoel José das Neves, o Cabo Neves. No final do século XIX o templo se encontrava em precário estado de conservação. Em 10 de agosto de 1892 iniciou-se uma campanha de arrecadação de fundos com o Livro Pró-Construção da Nova Igreja Matriz. A nova igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1° de janeiro de 1893, em terras doadas pelo cidadão Ramon Rico, hoje rua Uruguai, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte : Site da PMPF
Os Tropeiros de Passo Fundo, em homenagem ao dia do Município de Passo Fundo, estarão participando juntamente com convidados da Romaria em honra a N. S. da Conceição.
Na culatra dos romeiros que irão a pé, os Tropeiros se irmanarão nesta singela homenagem da santa padroeira de nosso município. A concentração será as 9.00 horas na Igreja N. S. dos Navegantes na Vila Operária com saida prevista para as 9.30 hrs, conforme organização do Padre Fábio. Enquanto os romeiros peregrinam a pé, os Cavaleiros reverenciam a Santa como costumeiramente, andando a cavalo. Eles que em todas as manhãs pedem suas bençãos e durante as cavalgadas se socorrem a sua proteção, neste momento é hora de agradecer por tantas e tantas camperiadas e cavalgadas sem nenhum acidente.
E por assim acreditarem, que no lombo do cavalo o gaúcho fica mais perto de Deus é que seguimos neste tranco, sempre lembrando na Oração do Gaúcho que diz :
Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, se não se afirma nos arreios da vida, não se estriba na proteção do céu!
Nelson Pavin Filho        Orlei Vargas Carames      Hilton Luiz Araldi
Comandante                          Xiru das Falas                 Divulgação

Nenhum comentário: