terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GRANDE RODEIO

                                                                                                 


Coluna Regionalismo
Por ISRAEL LOPES
Advogado e Pesquisador da Música Regional

    No artigo anterior, falei que no início do programa regionalista “Grande Rodeio”,  os apresentadores foram Paixão e Dimas. No entanto,  a participação do Dimas foi quando saiu o Paixão. Paixão Côrtes, em 1953 apresentou  o “Festa no Galpão” na Rádio Farroupilha, que foi o primeiro programa gauchesco de auditório, onde se apresentavam  pilchados, interpretando danças folclóricas. Então, na época, chegou a Porto Alegre, o paulista Octávio Augusto Vampré, para reestruturar a Rádio Farroupilha. Paixão Côrtes, diz no livro “Falando em Tradição & Folclore Gaúcho – Excertos Jornalísticos (1981):                                                                                          

    “Tivemos, o privilégio de, a convite de nosso diretor artístico, Vampré, participar da estrutura definitiva de um novo programa, que foi lançado a 1º de maio de 1955, com nossa animação e de Darcy Fagundes, com o nome de Grande Rodeio Coringa”.

    Darcy Fagundes,  “O Gaúcho Vaqueano do Rádio”,  participou  desde o primeiro programa ao lado do Paixão, depois ao lado do Dimas e até o final ao lado do Luiz Menezes. Com a saída do Paixão, aí é que entra a participação do Dimas, no Grande Rodeio, a convite do próprio Darcy Fagundes,  como esclarece o folclorista Antonio Augusto Fagundes, na matéria “A Verdade sobre o Grande Rodeio Coringa”, na ZH, de 15 de abril de 1989:

   “ Aí ele mesmo lembrou de um moço de Bagé que redigia como free lancer uns textos para a emissora, onde entrava o gauchismo, uns versos crioulos, de vez em quando. Seu nome era Dimas Costa. (...). Nasceu, assim, a dupla Darcy Fagundes e Dimas Costa, que durou muito pouco: em seguida, o Maurício Sobrinho  chamou o Paixão (Maurício tinha comprado a Rádio Gaúcha e queria botar no ar um programa no horário do Grande Rodeio Coringa e à altura daquele da rádio rival, a Farroupilha)”.  

     Com a ida de Paixão para a Rádio Gaúcha, ele levou o Dimas e  apresentaram o programa de auditório “Festança na Querência” (de 1957 a 1962) aos domingos, das 20 às 21 horas. Com a saída de Dimas, Antonio Augusto Fagundes,  conhecia o compositor Luiz Menezes, que se apresentava no programa “Campereadas”, do Lauro Rodrigues, na Rádio Gaúcha,  então sugeriu a Darcy Fagundes que o convidasse, na apresentação do Grande Rodeio Coringa, que depois passou a ser Grande Rodeio Farroupilha, também  apresentado aos domingos, mas no horário das 21 às 22 horas. Foi, sem dúvida, o maior programa de auditório de todos os tempos no Rio Grande do Sul, por onde passaram os principais nomes da música regional gaúcha, da época, que iam surgindo até o final da década de 1970 enquanto o programa se manteve no ar.      
(Publicado no Jornal Armazém da Cultura de São Borja, edição de novembro de 2011) 


COLABORADOR: Hilton Luiz Araldi

Nenhum comentário: