segunda-feira, 2 de julho de 2012

EMOCIONANTE, A FESTA DA ESTÂNCIA !





Homenageados de honra, Paixão Côrtes e Alberto Ibarra os dois únicos fundadores da Estância da Poesia Crioula ainda vivos, daqueles 86 registrados na ata de fundação no longínquo 29 de junho de 1957, foram o ápice das comemorações de 55 anos de existência da Academia Xucra do Rio Grande na tarde de ontem no lotado galpão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini.

O evento foi aberto com o Hino Nacional. Em seguida, Francisco Pereira Rodrigues, vate de 99 anos, foi o orador que homenageou o Patrono Espiritual deste 56º Rodeio de Poetas, Cáio Flávio Prates da Silveira. Em seguida o Presidente da Estância Cândido Brasil deu por aberto os trabalhos comemorativos com uma linda apresentação do declamador Pedro Junior da Fontoura (que presenteou-me com um belo livro sobre a maçonaria no Brasil) e o guitarreiro Geraldo Trindade. Logo após, uma interessante palestra sobre a poesia oral improvisada, proferida pelo Pajador Paulo de Freitas Mendonça que, ao lado de Adriana Braun, foi, também, mestre de cerimônias. Na seqüência foi feito uma homenagem a poetiza Beatriz de Castro que emprestou seu nome a Biblioteca da Estância da Poesia. Fui o orador e penso que cumpri a missão com louvor, visto a emoção dos familiares e da própria homenageada. Paulinho Pires, grande músico serrotista fez uma brilhante apresentação (como sempre) e, por fim foram entregues a Comenda Vargas Neto, onde fui um dos agraciados.

Hoje o aniversário da Estância da Poesia Crioula continua com a Romaria da Saudade, culto em frente ao Monumento aos Poetas Mortos e, para encerrar, um almoço no galpão da OAB regado a um sarau poético. Parabéns Estância e parabéns aos organizadores deste magnífico evento onde a espiritualidade e a emoção foram traços marcantes.

fonte: Blog Léo Ribeiro

Nenhum comentário: