quinta-feira, 25 de outubro de 2012

" Capital Estadual da Música Missioneira"

Assembleia aprova por unanimidade o título para São Luiz Gonzaga
Agora São Luiz Gonzaga é a " Capital Estadual da Música Missioneira"
23 de Outubro de 2012
Projeto de Lei nº 172 /2012
Deputado(a) Dr Basegio
Declara o Município de São Luiz Gonzaga ”Capital Estadual
da Música Missioneira”.
Art. 1.º Fica declarado o Município de São Luiz Gonzaga como “Capital Estadual da Música
Missioneira”.
...Art. 2.º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, em
Deputado(a) Dr Basegio

JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei objetiva declarar o Município de São Luiz Gonzaga como Capital
Estadual da Música Missioneira.
São Luiz Gonzaga está situado na Mesorregião Noroeste Rio-Grandense, distante cerca de 505 km
de Porto Alegre. Possui uma área de 1297,92 km² e sua população estimada é de 34.558 habitantes,
conforme o Censo Demográfico do IBGE 2010.
São Luís das Missões, mais tarde chamada de São Luiz Gonzaga, foi fundada em 1687 pelo padre
Miguel Fernandes, no chamado território das Missões, criadas em decorrência da ação dos jesuítas,
destinada à catequese dos índios guaranis, habitantes daquela área.
As missões jesuíticas desenvolveram-se por extenso território que atingia do Brasil, Argentina e
Paraguai, criando uma florescente civilização de construtores, escultores, entalhadores, pintores, músicos e
outros artesãos, os quais deixaram marcas que até hoje perduram nas ruínas da denominada República
Guarani. Das trinta reduções jesuíticas existentes, sete fixaram-se à margem esquerda do Rio Uruguai,
dando origem aos Sete Povos das Missões, entre os quais situa-se o município de São Luiz Gonzaga.
Nas Missões, a música sempre foi muito importante. Cantava-se para tudo, para trabalhar, festejar,
louvar o Tupã guarani, guerrear, para prantear e enterrar os mortos. O lendário Padre Antonio Sepp formou
milhares de músicos, virtuoses que tocavam com a notação musical mais avançada da época. Depois da
expulsão dos jesuítas, do traslado dos índios para o outro lado do rio e a chegada dos imigrantes, ocorreu
um esvaziamento nessa musicalidade.
Como muito bem concluiu a Professora São-luizense Roselene Moreira Gomes Pommer, em sua
Tese de Doutorado “Missioneirismo: a produção de uma identidade regional”, São Luiz Gonzaga foi
pioneiro, nas décadas de 70 e 80, entre os municípios da Região das Missões, na apropriação de referenciais
guaranis do passado, motivando a população a apresentar-se como missioneira.
Nesse contexto, um dos episódios mais interessantes da cultura brasileira, o resgate e a definição da
identidade missioneira, teve São Luiz Gonzaga como epicentro. Não só pela sua importância, mas pela
forma como ocorreu, espontânea e totalmente à margem dos âmbitos letrados, tendo como artífices artistas
populares com sólida cultura..
Autodidatas, os quatro missioneiros, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça ( nascidos
em solo São-luizense) e Cenair Maicá, contaram as suas histórias de luta, garra e superação. Foram
denominados como os Quatro Troncos da Cultura Missioneira, cada qual com seu estilo, criando uma marca
na cultura musical gaúcha, a “Identidade Musical Missioneira”.
Através de encontros espontâneos, da convivência pessoal e musical, consolidaram o pensamento
de que a região missioneira devia ter um estilo musical próprio, uma maneira de cantar, de forma
diferenciada, as Missões.
Tiveram eles ciência da sua grandiosidade, falavam desta cultura em versos, payadas e músicas,
possibilitando o surgimento de uma nova identidade musical no RS e no Brasil, arregimentada por um
inestimável legado cultural e social, registrando a cultura de um povo de mais de trezentos anos de história.
Guerras, a República Guarani, a atividade pastoril, cantos denunciando as injustiças sociais e
culturais, os ofícios que fizeram homens e mulheres acreditar nesta terra, a semente lançada ao solo fértil, a
utopia dos guaranis, valores como a palavra e a amizade, a força de amor ao pago, funcionaram como
combustível para que eles pudessem ter, ao alcance da mão e do coração, o perfeito motivo para cantar o
AAD57107 23/10/2012 17:50:50 Página 1 de 2cenário de suas origens.
Transcendendo aquele tempo esses valores, que caracterizam uma nova identidade da cultura
musical gaúcha, continuam marcantemente presentes, como um legado aos compositores e cantadores da
verdadeira música missioneira.
Ante o exposto se faz meritório, por parte do Parlamento gaúcho, o reconhecimento do município
de São Luiz Gonzaga como a Capital Estadual da Música Missioneira, contando com a colaboração dos
nobres pares para a aprovação deste Projeto de Lei.

Por Rádio São Luiz
Fonte: AL/RS

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