sábado, 3 de novembro de 2012

Políticas Públicas para a Fotografia



Ministra da Cultura se reúne com representantes de entidades fotográficas em Brasília

“A fotografia pode ser uma importante ferramenta para apresentarmos o Brasil ao exterior e aos próprios brasileiros durante a Copa do Mundo”. Esta é a opinião da ministra Marta Suplicy que na manhã desta quarta-feira, 31, esteve reunida com representantes de entidades fotográficas na sede do Ministério da Cultura, em Brasília.

A presença da fotografia em grandes eventos como nas Arenas Culturais, que serão instaladas durante a Copa do Mundo em 2014, inserida nas atividades educativas dos Centros de Educação Unificados (CEUs das Artes e dos Esportes) e o apoio a mostras e festivais fotográficos foram temas centrais da reunião.

O encontro foi realizado a pedido do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) com o objetivo de intermediar a aproximação entre a ministra e os representantes do segmento.

Mostras fotográficas

A ministra solicitou aos participantes que propusessem um projeto que permitisse a realização de mostras fotográficas nas Arenas Culturais.

“Pensamos na inserção de várias atividades culturais a serem desenvolvidas nas Arenas Culturais que serão instaladas nas doze cidades-sedes e a fotografia pode fazer parte dessas atividades, devemos pensar em como o Brasil quer se mostrar para o exterior e para os brasileiros”, afirmou a ministra.

Uma das ideias que surgiu durante o encontro e poderá estar contida na proposta a ser elaborada pelos participantes é a de que cada exposição fotográfica seja reproduzida através de monitores de vídeos nas Arenas Culturais de outros estados.

Atividades lúdicas nos CEUs

Durante a reunião, a partir das experiências relatadas pelos participantes de projetos desenvolvidos, a ministra falou sobre os Centros de Educação Unificados (CEUs das Artes e dos Esportes) e pediu sugestões para que a fotografia possa ser inserida nas atividades destes centros.

“Podemos pensar em ações que insiram a fotografia dentro dos CEUs, pois pode ser desenvolvido o talento desses jovens através do modo como se representam. Não pensamos em capacitar esses jovens para tirar fotos dos pais e avós, mas ir além, e para isso precisamos saber de vocês o que precisamos para colocá-las em prática”, afirmou Marta.

Entre os representantes surgiu a proposta das oficinas de ‘Pinhole’, ou seja, fotos feitas com latinhas. “Essa técnica permitirá aos jovens que entendam a fotografia enquanto processo, além de trabalhar os aspectos lúdicos e educacionais das imagens”, sugeriu Iatã Cannabrava, um dos presentes na reunião.

Apoio a festivais

Durante o encontro, os participantes solicitaram apoio do Ministério da Cultura para o lançamento de editais voltados para o incentivo a festivais, mostras, publicações e pesquisas fotográficas. A ministra se mostrou sensível ao pedido e afirmou que levará a proposta ao presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, para encontrar uma forma de viabilizar o apoio.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

(Fotos: Cora Dias)   via  Rogério Bastos

Nenhum comentário: