terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dia 10/01 começa a 14ª Cavalgada da Costa Doce - Guaíba a Pelotas


A 14ª Cavalgada da Costa Doce, será realizada de 10 a 20 de janeiro de 2013 (quinta-feira agora), que é considerada por muitos cavaleiros “se não a mais bonita, então uma das cavalgadas mais bonitas do Rio Grande do Sul”.

Saindo de Guaíba e costeando a Lagoa dos Patos até a cidade de Pelotas, em um percurso de 300km, sendo realizada pela Associação dos Cavaleiros da Costa Doce. Evento que envolverá diretamente as comunidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.
No dia 17 a cavalgada chega São Lourenço do sul, estabelecendo-se na Fazenda do Sobrado, fazenda que pertenceu a D’onana, irmã de Bento Gonçalves. Ali serão realizadas diversas atividades até a noite do dia 18, como: Confraternização entre os cavaleiros, vinda de mais cavaleiros, apresentações culturais, missa crioula e tertúlia.
Dia 19 partimos em direção a ilha da Feitoria, e no dia 20 vamos a Pelotas, trecho onde não haverá mais o apoio por terra, sendo acompanhada apenas por barcos, talvez este ano por ar, por um balão de ar-quente.

Objetivos:

- Refazer os caminhos centenários ensinados por índios e percorridos, inúmeras vezes, por escravos e tropeiros a caminho das charqueadas, por onde se observam relíquias ecológicas e patrimoniais de valor incalculável e só existentes nesta região.
- Amenizar a dureza da viagem com paradas estratégicas para descanso de cavaleiros e cavalos integração com familiares e tertúlias culturais;
- Chamar a atenção da população para a importância da história e da tradição existente fora dos CTGs, muitas vezes esquecida e até mesmo desprezada, por ser considerada menor e menos glamorosa.

- Realizar eventos paralelos, com o objetivo de divulgar a Cavalgada o ano inteiro, fortalecer o espírito campeiro, agregar os amantes da prática de cavalgadas, integrar os cavaleiros com outros desportistas e despertar a opinião pública.
- Divulgar os atrativos turísticos, históricos e naturais de região da Costa Doce.

Mais informações e vídeos: www.cavaleirosdacostadoce.com.br
Lindas fotos, vídeos e informações aqui: http://www.facebook.com/cavaleiros.dacostadoce

Precisando de algum material ou fotos em melhor qualidade, basta solicitar que envio.

Posso contar com você para divulgar este belo evento de nosso estado?


Jeândro Garcia (comunicação online) / (51) 9943-4742 / jeandro@uol.com.br
Carlos de Souza Gonçalves – Coordenador / (53) 9103-3410



Nenhum comentário: