terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE CIDADES COMEÇA AMANHÃ

foto: João Fiorim /PMPA
Conferência Mundial de Cidades começa amanhã
A partir desta quarta-feira, 13, até sábado, 16, Porto Alegre recebe a “Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21”. O encontro acontece no Centro de Eventos da PUCRS, reunindo mais de 500 intelectuais e personalidades de 30 países. Serão abordados aspectos do desenvolvimento das cidades, com apresentação de cases e experiências que conjugam democracia e inclusão social.
Coletiva de imprensa - Hoje, 12, o prefeito José Fogaça concede entrevista coletiva e apresenta à imprensa gaúcha os primeiros palestrantes que chegam para o evento. Às 15h, na sala Buenos Aires do Sheraton Hotel (Rua Olavo Barreto Viana, 18, Bairro Moinhos do Vento). Participam da coletiva os representantes da Undesa, Guido Bertucci, vindo de Nova Iorque; da Unesco, Pierre Sané, vindo de Paris; e o estrategista Kenichi Omae, vindo do Japão.
A promoção do evento é das prefeituras de Porto Alegre e Roma, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. Mais de 30 instituições nacionais e internacionais apóiam a conferência, incluindo as três principais agências da Organização das Nações Unidas (Unesco, UN-Habitat e Undesa), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.
Confira aqui a programação completa da conferência.
Eixos – O evento foi dividido em quatro eixos: Direito à Cidade: políticas locais sobre Direito e responsabilidade dos cidadãos; Governança e Democracia em Cidades: experiências inovadoras de gestão e participação democrática; Desenvolvimento Local em Cidades: processos de investimento em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede: a emergência das redes sociais e a cidade sustentável do futuro. Serão oferecidos aos participantes mais de 280 atividades, ultrapassando 400 horas de debates. A expectativa é que mais de 3,5 mil pessoas participem das discussões.
Prêmio - Durante a conferência será formatado o lançamento do “Prêmio Cidades Inclusivas - Inclusive Cities Award”, uma espécie de Nobel das cidades. A iniciativa conjunta e inédita é das cidades de Porto Alegre e Barcelona, UN-Habitat, Unesco e CGLU. A intenção é premiar cidades comprometidas com a inclusão de todos os cidadãos, e não apenas as melhores práticas, políticas ou projetos.

Nenhum comentário: