sexta-feira, 14 de março de 2008

Aberta oficialmente em Gravataí a 20ª Fecars











Foi aberta oficialmente no início da manhã desta sexta-feira (14) a 20ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel. O ato de abertura da maior festa campeira do Estado, que há cinco anos consecutivos acontece em Gravataí, teve a entrada dos pavilhões e das 30 Regiões Tradicionalistas na cancha de laço, a entrega do troféu ao homenageado deste ano, Wilmar Winck de Souza, e do Troféu Rotativo por parte da 12a RT, atual campeã da Fecars.

O prefeito anfitrião, Sérgio Stasinski, também recebeu um troféu do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress, pelo apoio à festa e aos costumes e tradições do RS. Também foram entregues e lidos na cerimônia os documentos que transferem, de 13 a 16 de março, durante a realização da Fecars, as sedes do Executivo de Gravataí e do MTG para o Parque de Eventos Ireno Michel.

Stasinski lembrou que o município será sede da Fecars, também, pelos próximos quatro anos, totalizando nove anos seguidos. “É motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.

Gurizada de Galpão
Ele destacou o projeto Gurizada de Galpão, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com as entidades tradicionalistas, com mais de 500 crianças e adolescentes, ensinando a cultuar a tradição gaúcha, a qual considera a mais bonita e rica do mundo. “O Gurizada de Galpão acontece no turno inverso da escola, não só como uma atividade complementar, mas também cultural”, salientou.

“Maior patrimônio”
A Carreteada Estadual, um dos eventos mais tradicionais de Gravataí, também foi mencionada por Stasinski, já que o homenageado Wilmar entrou na cancha das provas conduzido por uma carreta de bois. “É preciso manter viva na memória nossa história, porque a história de um povo é seu maior patrimônio”, encerrou.

“O Provisório”
Aos 81 anos, Wilmar Winck de Souza, “O Provisório”, como é conhecido, foi o homenageado da 20ª Fecars. Ele é um dos fundadores do MTG e do primeiro Centro de Tradições Gaúchas do Estado, o 35 CTG, de Porto Alegre. “Esse movimento é irreversível, e hoje vejo meu filho e meu neto seguindo o que comecei há mais de meio século atrás”, enfatizou. Souza lembrou que a carroça foi o terceiro meio de transporte do RS, depois do ombro do escravo e do cargueiro.

Declarada aberta
O presidente do MTG destacou que o “Parque de Eventos Ireno Michel tem mais vida durante os quatro dias de festa”. Foi de Gress a responsabilidade de declarar aberta a maior festa campeira do Estado. “Este é um movimento ímpar pelo amor que temos ao nosso Estado”, frisou. O presidente da 1ª Região Tradicionalista, Valdecir Chamurro, citou os nomes dos 18 “tauras”, que há 50 anos inauguraram o movimento “Laçador”, na Capital.

Exemplo político
O presidente da Fecars, Francisco Peretto, destacou o exemplo de Gravataí no apoio ao tradicionalismo. “Gostaria que todos os representantes políticos fizessem o que nosso prefeito de Gravataí faz pelo tradicionalismo”, disse.

Presenças
Também estiveram na cerimônia os secretários estaduais de Cultura, Mônica Leal; e de Habitação e Saneamento, Marco Alba; o vice-prefeito de Gravataí, Décio Becker; o presidente da Ordem dos Cavalarianos do Brasil, Celso Souza; o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Manoelito Savaris; o deputado estadual Jerônimo Göergen; a 1ª prenda do RS, Janine Appel; entre outras autoridades.



fonte: SECOM/ PMG - foto: Marcelo Oliveira





Nenhum comentário: