sexta-feira, 4 de abril de 2008

Chama Crioula será acesa dia 16 de agosto em São Leopoldo



Chama Crioula será acesa dia 16 de agosto em São Leopoldo

A Chama Crioula será acesa no dia 16 de agosto, na Ponte de Ferro (Avenida Mauá, s/n°), em São Leopoldo. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (02.04), em reunião realizada no Museu do Trem, com a participação do presidente em exercício da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Savaris, o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, o secretário de Cultura de São Leopoldo, José Carlos Martins e o coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Moisés Almeida.
A solenidade marca o início oficial das comemorações farroupilhas no Estado e deve ter aproximadamente duas horas de duração. Segundo o secretário, o município deverá realizar diversas atividades culturais na data, inclusive com a promoção de apresentações artísticas gaúchas e alemãs. De 16 de agosto a 13 de setembro, a Chama Crioula será mantida na Casa do Imigrante, tradicional ponto turístico, com vigília permanente para receber cavaleiros e visitantes.
“Nossos símbolos: nosso orgulho!” é o tema da Semana Farroupilha 2008. O temário irá valorizar os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, com o propósito de torná-los mais conhecidos pela população. O projeto congrega primeiramente os 10 símbolos listados na legislação: Bandeira, Hino, Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão, e o prato típico Churrasco. Simbologias como o galpão de estância, a Chama Crioula, monumento do Laçador, em Porto Alegre, monumento do Imigrante, em Caxias, além de demais símbolos municipais, também poderão ser trabalhados localmente.
Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial/MTG

Nenhum comentário: