quarta-feira, 16 de abril de 2008

Festival de Balonismo bate recorde sul-americano

O 20º Festival Internacional de Balonismo, que acontece em Torres de 17 a 21 de abril, começa batendo um recorde: contará com o maior número de balonistas já reunidos em uma competição na América do Sul. Serão 45 equipes, de países como Argentina, Uruguai, Suíça, Emirados Árabes e França, além do Brasil. A Prefeitura Municipal de Torres, promotora do festival, espera um público de 150 mil visitantes para os cinco dias de provas.
O festival será realizado no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, popularmente chamado de Parque de Balonismo, onde uma grande estrutura será montada especialmente para receber os competidores e o público. Mas o vôo dos balões pode ser visto de vários locais e pontos turísticos de Torres, em um espetáculo de cores que encanta a moradores e turistas.
Além do balonismo, o evento contará com competições em modalidades como motocross, capoeira, pesca, bocha e golfe. A programação terá, ainda, uma seletiva para o Mundial Sub-20 de Surfe. E o público também poderá participar das atividades, seja nos vôos de balão, no passeio ecológico de caiaque pelo rio Mampituba ou aproveitando a extensa programação cultural, que terá atrações nacionais, como as bandas NXZero, Papas da Língua, Sensação e Tchê Guri.
Entre as atrações noturnas, está o já tradicional Night Glow, como é chamado o vôo cativo dos balões iluminados. Neste ano, uma cascata de fogos de artifício descerá de três balões, em um espetáculo inédito em Torres, agendado para as noites de sábado e domingo, às 20h.
Além disso, os segmentos locais da indústria e comércio, artesanato, meio ambiente e cultura estarão presentes no parque, dentro de tendas específicas. A Tenda Cultural trará duas novidades nesta edição: a exposição “Balonismo 20 Anos”, que vai fazer um resgate histórico/fotográfico das 20 edições do festival em Torres; e a exposição “Balonismo II”, que apresentará algumas das obras do artista plástico Danúbio Gonçalves.
Para os balonistas, a principal novidade do evento é a garantia de que uma das equipes sairá da competição com o prêmio máximo de um carro zero quilômetro. Todos os anos, um automóvel é oferecido àquele que conseguir pegar, de balão e sem tocar o chão, a chave de um carro estrategicamente colocada sobre um mastro, dentro da área de balões do parque. No entanto, em 20 anos de evento, apenas Leonel Brites (1992), Ricardo Free (1998) e Sacha Haim (2002) conseguiram esta façanha. Este ano, caso a chave não seja retirada do mastro por um competidor durante uma das duas tentativas da Prova da Chave, o automóvel será entregue ao piloto que somar mais pontos durante toda a competição.

Outras informações sobre o 20º Festival Internacional de Balonismo de Torres podem ser obtidas no site www.festivaldebalonismo.com.br pelo e-mail sectur@torres.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3626-2755 e (51) 3664-1170.
Paula Medeiros

Nenhum comentário: