segunda-feira, 2 de junho de 2008

Primeira negra conquista o título da Ciranda de Prendas


Gabrielli da Silva Pio, de Alvorada, é engajada em questões ambientais

Na Escola Municipal Duque de Caxias, Gabrielli foi rodeada pelas crianças do terceiro ano do primeiro ciclo, correspondente à segunda série.

Gabrielli da Silva Pio, de Alvorada, é a primeira negra a conquistar o título de primeira prenda da Ciranda de Prendas. Representante do CTG Amaranto Pereira, ela venceu a 38ª edição, em Júlio de Castilhos, no sábado passado.

Para a disputa, Gabrielli leu mais de 40 livros sobre tradição gaúcha, História e Geografia do Estado, e também apresentou artesanatos confeccionados com material reciclável e cantou uma música em homenagem a Alvorada.

De tanto ler sobre o Estado, em março deste ano, a jovem decidiu criar o projeto A Tradição e a Educação Ambiental, que mistura temas relacionado ao Estado e à educação ambiental. Vestida de prenda, Gabrielli e outros integrantes da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam/Alvorada) percorrem as escolas Idalina de Lima Freitas e Duque de Caxias, e turmas da Casa da Criança de Alvorada.

— Desenvolvo o raciocínio dos alunos trazendo conhecimentos sobre os indígenas, compostagem, chimarrão, Geografia do Rio Grande, Rio Gravataí e vegetação do Estado.

O projeto já envolve cerca de 500 alunos. Nos próximos meses, o projeto pretende envolver mais duas escolas do município ou entidades.

Foto:Cynthia Vanzella
Aline Custódio aline.custodio@diariogaucho.com.br
ZERO HORA

Nenhum comentário: