segunda-feira, 28 de julho de 2008

Carnaval recebe mais verbas que Semana Farroupilha

O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Savaris, decidiu bater de frente no Conselho Estadual de Cultura (CEC). E divulgou um levantamento mostrando que, em 2007, as verbas aprovadas pelo colegiado para o Carnaval em Porto Alegre (R$ 1.651.908,61) foram maiores que os recursos destinados a Semana Farroupilha (R$ 707.161,44). Afirma Savaris:

-Basta que se analise o que foi aprovado pelo CEC e vamos perceber que o Carnaval é mais importante do que Semana Farroupilha, que a música geral é mais importante do que a música regional, que todas as atividades tradicionalistas somadas merecem muito menos do que o carnaval, menos de um terço do que foi destinado ao teatro e assim por diante.

Manoelito está coberto de razão. Não dá para entender esta distorção, que fica ainda mais gritante se considerarmos que a Semana Farroupilha dura sete dias e o carnaval apenas quatro. Esse dinheiro liberado pelo Conselho é provediente de renúncia fiscal, ou seja, é dinheiro que o Estado deixa de arrecadar em impostos. Portanto, é um recurso meu, teu, nosso. Está na hora de rever esses critérios.


FONTE: roda de chimarrão

Nenhum comentário: