domingo, 13 de julho de 2008

Iniciam plenárias da 7ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha









Começaram neste sábado (12), na Estância Província de São Pedro, as plenárias da 7ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha. O evento, que é organizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).


O presidente da CBTG, Décio Albino de Oliveira, agradeceu a acolhida da Prefeitura e do presidente da Estância, Marcelo Vargas. Oliveira falou sobre o projeto Gurizada de Galpão e do belo exemplo que a cidade vem fazendo em prol da tradição gaúcha. “Esse é um bom projeto e devemos conhecê-lo com mais profundidade, levando esta idéia às nossas cidades de origem”, destacou.


Plenária
A seguir iniciou a 1ª sessão plenária, onde foi realizada a leitura dos ofícios recebidos e logo a seguir foram montadas as comissões para debaterem as questões que vão ser colocadas em apreciação nesta tarde.


Comissões
As comissões que se formaram foram Campeira, Artística, Cultural e Esportiva. Os integrantes das comissões reuniram-se dentro da sede da entidade e na parte externa.


Gurizada de Galpão
A Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) levou para a Estância Província de São Pedro oficineiros e participantes do projeto Gurizada de Galpão do DTG Querência do Vale, e dos CTGs Rincão da Amizade, Laço da Amizade e Chaleira Preta. Nos estandes montados os participantes da 7ª Convenção puderam conferir uma mostra dos trabalhos culturais que são realizados dentro do projeto.


Paranaenses
O representante do CTG Guardião do Pago, Samuel Cardoso, da cidade de Planalto, no Paraná, conversou com a coordenadora do Departamento de Tradição e Folclore da Fundarc, Bernadete Camargo, para saber mais sobre o projeto.


A patroa do DTG Querência do Vale, Sandra Maria Palha, falou que dentro de sua entidade o projeto Gurizada de Galpão é prioridade. “Temos 38 crianças da Morada do Vale I engajadas, nos turnos da manhã e tarde”, disse a patroa. Para ela, essa é uma iniciativa louvável da Prefeitura, “pois tira as crianças da rua e renova nossas tradições”, completou.


Truco
Eduarda e Nicolas Carvalho de Oliveira estão no projeto Gurizada de Galpão do CTG Chaleira Preta. Os irmãos estudam pela manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart e à tarde vão ao CTG. Eduarda, nove anos, diz que gosta muito de ir para lá. “Desde 2006 estamos no projeto”, conta a menina. Ela e seu irmão acham o Truco a atividade mais divertida das oficinas.
Fotos: Secom/PMG - Marilene Zandonai

Nenhum comentário: