quinta-feira, 4 de setembro de 2008

CARRIS LIBERA USO DA PILCHA COMO UNIFORME!

A Carris, uma empresa de economia mista com o controle acionário majoritário da Prefeitura de Porto Alegre, que detém 99,9% das ações, deveria primar pela devida coerência cultural-regionalista sul-rio-grandense no que se refere à indumentária típica e tradicional dos gaúchos campeiros do Rio Grande do Sul. O ato de liberar o uso da Pilcha Gaúcha aos seus funcionários é louvável, especialmente porque reivindicado por eles.

O que não é de ser elogiada é a liberação para as mulheres do uso do chiripá, um traje histórico que foi usado por peões de algumas estâncias da Fronteira-sul do Estado, há mais de 130 anos.

Por isso, lamentamos que turistas, ao verem nos ônibus da Carris as funcionárias dessa empresa trajadas com o chiripá - uma indumentária masculina histórica - venham a entender ser essa a atual pilcha tradicional das gaúchas sul-brasileiras. Além de um equívoco histórico o ato corresponde, ainda, a uma grave e leviana incoerência cultural, regionalista e tradicional referente ao atual Jeito Gaúcho Sul-rio-grandense de vestir a sua tradicional Pilcha Gaúcha...

FONTE: BOMBACHA LARGA

VEJA A NOTÍCIA:

Carris libera uso da pilcha como uniforme
A Cia. Carris Porto-Alegrense liberou a partir de hoje, 2, o uso da pilcha como uniforme de trabalho para motoristas, cobradores e demais funcionários. A medida já é tradição na empresa e é reivindicada todos os anos pelos trabalhadores. Os homens podem adotar a pilcha masculina, composta de bota, bombacha, lenço no pescoço, camisa social ou pólo, faixa na cintura, guaiaca e chapéu ou boina, e as mulheres podem usar vestido de prenda, saia com blusa, chiripá com blusa, sapato e flor no cabelo. A medida estará em vigor até o dia 20 de setembro. Neste ano, novamente o DTG Herança Pampeana, formado por funcionários, está instalado no Acampamento Farroupilha, realizado de 6 a 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).


http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=95118&p_secao=3&di=2008-09-02

Nenhum comentário: