terça-feira, 16 de setembro de 2008

Decreto limita trânsito de cavalos em praça de São Gabriel

Tradicionalistas andam a cavalo em São Gabriel Foto: MARCIO VAQUEIRO, ESPECIAL
Decreto limita trânsito de cavalos em praça de São Gabriel
Área fica proibida para cavaleiros
Conhecida pelo seu forte tradicionalismo, São Gabriel deparou com uma novidade, às vésperas dos festejos farroupilhas. Na sexta-feira, um decreto municipal proibiu a circulação de cavaleiros na Praça Fernando Abbott, no período de 12 a 20 de setembro. A exceção é durante o desfile farroupilha.
A decisão ocorreu depois que reclamações da população chegaram ao Ministério Público Estadual e às autoridades de segurança pública da cidade. A promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin recomendou ao prefeito que assinasse o documento. Comerciantes reclamam do risco de os cavalos se assustarem e acabarem atingindo clientes. Pedestres e motoristas também se sentem inseguros com os animais pelas ruas.
- Gosto muito de cavalos, mas não acho que aqui seja lugar apropriado para eles - avalia o taxista Orli Blei.
O forte cheiro deixado pelas fezes dos cavalos perturba principalmente donos de bares e restaurantes.
- Colocamos mesas do lado de fora. Com o cheiro, fica ruim para o pessoal sentar - comenta Ronaldo Trindade, funcionário de uma lancheria.
O decreto divide opiniões. Para o patrão da Coordenadoria Tradicionalista Municipal, Nilton Miranda, a restrição atinge uma tradição:
- Levar o cavalo para a praça na Semana Farroupilha é um hábito. Mas vamos ter de cumprir o decreto.
Segundo o médico veterinário do Comando Regional de Policiamento Ostensivo de Santa Maria (CRPO), major Carlos Flávio Bastos Krebs, os animais podem ter comportamento alterado em função do barulho. Carlos alerta os cavaleiros para que evitem áreas de muito movimento.
- Se o animal não for bem treinado pode ter reações inesperadas - alerta Krebs, que treina cavalos usados pela Brigada.
No final de semana, cavaleiros passeavam na praça, mas não foram multados, até porque o decreto não prevê punição. Segundo o tenente da Brigada Militar de São Gabriel Luis Augusto Cabreira dos Santos, muita gente ainda não sabe a nova regra. A Brigada Militar conta com o bom senso da população.
- Estamos apenas orientando o pessoal. Caso haja resistência, o cavaleiro pode ser preso por desobediência - avisa o tenente.
Desfile
São Gabriel tem um dos desfiles de 20 de Setembro mais tradicionais do Estado. No dia 18, a ordem de apresentação dos piquetes e centros de tradições no desfile deve ser divulgada
DIÁRIO DE SANTA MARIA

2 comentários:

YASPOWER disse...

Great blog with nice pictures.

For more info on technology and sports, pls visit www.yasthirah.com

For more links to soccer, pls visit http://www.aptconnections.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nice blog! thank you for the
viewing. Greatly appreciated.

Muchos Gracias!!!


http://www.fieryphoenix.us