quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A natureza e a identidade cultural do Rio Grande são tema de palestra no DTG Ouro Negro

Visitantes do dtg OURO NEGRO assintem a palestra nosso pampa desconhecido

Na noite do dia 16 de setembro, os visitantes do DTG Ouro Negro assistiram à palestra “Nosso Pampa Desconhecido”, apresentada pela bióloga e diretora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, Dra. Maria de Lourdes Oliveira. Foram abordados aspectos das paisagens do Rio Grande do Sul e seus símbolos naturais, entre eles as plantas erva-mate e marcela, a flor brinco-de-princesa e a ave Quero-quero. A palestra trouxe lindas imagens do interior do Estado, alternando curiosidades e momentos de reflexão sobre a formação da identidade cultural do gaúcho e a sua relação com a natureza.

A atividade foi oportunizada através da parceria entre a CRM e a FZB, celebrada através de um protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental. Na ocasião, estavam presentes o diretor administrativo da CRM Mauro Ochman, o presidente da FZB Artur Lemos, a coordenadora de Comunicação Social Elizabete Monlleo, o patrão do DTG Ouro Negro Cesar Ferrazzi Duarte, funcionários da Companhia e convidados.

Exposição fotográfica apresenta o pampa desconhecido

A palestra “Nosso Pampa Desconhecido” apresentada no DTG Ouro Negro utilizou algumas das imagens da exposição fotográfica com mesmo nome, promovida pelo Governo do Estado do RS, através da Secretaria do Planejamento e Gestão, Secretaria do Meio Ambiente e Fundação Zoobotânica do RS. Com 30 fotos do jornalista e fotógrafo ambientalista Adriano Becker, além de painéis informativos sobre o Pampa, com distintos enfoques, a mostra visa provocar um “novo olhar” sobre essa importante região do Estado, buscando desenvolver uma consciência que propague a harmonização de aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais, associados à sustentabilidade.
Esta mostra é resultado do trabalho de pesquisadores da Fundação Zoobotânica do RS e que faz parte do Projeto Biodiversidade RS, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão, com recursos do BIRD – Banco Mundial e GEF – Global Environmental Facility

Nenhum comentário: