domingo, 21 de setembro de 2008

Público prestigia Desfile Farroupilha

FOTO: GALILEU OLDENBURG

O bom tempo colaborou de hoje (20) para que mais de 100 mil pessoas pudessem acompanhar o Desfile Farroupilha, na av. Edvaldo Pereira Paiva. Ponto máximo das comemorações setembrinas no Estado, o desfile iniciou às 9 horas, com a chegada da governadora Yeda Crusius, que realizou a revista da tropa, ao lado do presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Oscar Fernande Gress.

O tema “Nossos símbolos: Nosso Orgulho!” levou para a avenida 13 carros temáticos, representando os símbolos oficiais e emotivos do Rio Grande do Sul, na seguinte ordem: Bandeira, Hino, Brasão, Chama Crioula, Erva-mate, Quero-Quero, Brinco-de-princesa, Macela, Chimarrão, Churrasco, Laçador, Galpão-Crioulo, Cavalo-Crioulo e carro do MTG. Personalidades da música rio-grandense, como Renato Borghetti, o pesquisador e comunicador Nico Fagundes, além de comissões de cavalarianos dos Estados Unidos, Uruguai e Santa Caratina também marcaram presença na avenida. Um momento emocionante foi a passagem do cavalo do coronel Celso Souza Soares, levando as botas do tradicionalista, assassinado no dia 31 de agosto, em uma tentativa de assalto. Ao total, 900 pessoas participaram do Desfile Temático.

Já no Desfile Tradicional, cerca de 2 mil cavalarianos cruzaram os 2,5 km da avenida. Foram 109 piquetes tradicionalistas. O encerramento se deu às 13h15. A próxima atividade será a extinção da Chama Crioula, às 17 horas, no Palácio Piratini, na Assembléia Legislativa, no Paço Municipal, no Monumento Bento Gonçalves e na Grande Loja Maçônica, da Av. Ipiranga.



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: