quinta-feira, 16 de outubro de 2008

MTG comemora 42° aniversário com festa em Lajeado

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) comemora 42 anos de fundação no próximo final de semana, em Lajeado, na 24ª Região Tradicionalista. A programação inicia no sábado, às 9h, com o acendimento da Chama Crioula, no prédio 7 da Univates, além de reuniões de trabalho dos Coordenadores Regionais e Conselheiros da entidade.

A solenidade oficial acontece domingo, às 10h, no Centro de Tradições Gaúcha Tropilha Farrapa, com a entrega das homenagens de costume. A medalha Barbosa Lessa, considerada a mais alta honraria do Movimento, será concedida para o artista plástico Mario Mattos, os tradicionalistas Ivo Sanguinetti e João Carlos Alencastro e para os ex-presidentes do MTG, Benoni Jesus dos Santos e Jair Lima. Os homenageados com a comenda João de Barro são escolhidos pelas Coordenadorias Regionais (segue lista completa abaixo).

A criação do MTG, em 28 de outubro de 1966, aconteceu 18 anos após a fundação do primeiro CTG no Estado, com o objetivo de servir como órgão catalisador, disciplinador e orientador das atividades de seus filiados. Hoje, congrega 1,5 mil entidades tradicionalistas, divididas em 30 Regiões Tradicionalistas, estando presente em praticamente todos os municípios gaúchos. É uma entidade civil sem fins lucrativos, que se dedica à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha.



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: