sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PROGRAMA COISAS DO SUL



FOTO: Petter Campagna

O programa Coisas do Sul deste domingo está para lá de especial. Estão conosco Amilton Lima, Marcelo Caminha e o Grupo Eco do Minuano & Bonitinho fazendo a festa da tradição gaúcha.

O programa apresenta ainda o quadro Momentos Riograndenses e mais uma receita da culinária campeira.

Não perca, é neste domingo, às 9h, no SBT/RS.



AMILTON LIMA

Amilton Lima é conhecido por ser fandangueiro e faz muito sucesso cantando este gênero musical. Iniciou a carreira artística no grupo Vozes do Vento onde permaneceu como vocalista durante 07 anos. Depois integrou o Grupo Campeirismo, de João Luiz Correa e, posteriormente, o conjunto Criado em Galpão. Também trabalhou juntamente com Elton Saldanha e Walther Morais. Depois de quatorze anos cantando e animando bailes por todo Brasil,com 06 discos gravados, Amilton Lima ingressa agora em carreira solo. Em breve o artista entra em estúdio para gravar seu primeiro CD e até o final do ano deve lançar um single mostrando a proposta de trabalho que pretende desenvolver a partir de agora. Esta certamente estará alinhada à sonoridade a qual Amilton dedicou sua carreira: a música fandangueira e tradicional do Rio Grande do Sul.


MARCELO CAMINHA

Em 1971 nasceu Marcello de Macedo Caminha, em Bagé, região da campanha do Rio Grande do Sul

Iniciou a vida musical nos palcos dos Festivais Nativistas, em outubro de 1985

Em 1993 começou a atuar em estúdios de gravação e em seguida iniciou a carreira de produtor musical, atividade que exerce até hoje, com mais de 50 títulos produzidos.

Em 1996 formou-se em medicina Veterinária pela URCAMP em Bagé. Porém, sua atividade musical já fortalecida não lhe permitiu dividir o tempo com outra função que não fosse a música.

Em 1997 gravou o primeiro disco solo, "Estrada do sonho", lançado pela gravadora Usadiscos, impulsionando mais seis que vieram posteriormente, todos pela mesma gravadora.

em 2001 ganhou pela primeira vez o PREMIO AÇORIANOS DE MÚSICA, categoria instrumentista regional. isso se repetiu em 2007, além de duas outras indicações na mesma categoria em 2006 e 2008.

Ainda em 2001 fez a primeira viagem à Europa, tocando em Londres com Luiz Carlos Borges. Depois voltou em 2005, à Alemanha com Renato Borghetti e em 2007 tocou em Portugal com o PROJETO NATAL GAÚCHO, do qual é um dos idealizadores e também diretor musical.

Em 2006 mostrou a MÚSICA INSTRUMENTAL GAÚCHA ao Brasil no PROJETO CIRCULAR BRASIL DE MÚSICA INSTRUMENTAL, tocando em Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre.

Atua desde 2003 ao lado de César Oliveira & Rogério Melo (vencedores do prêmio Tim da música brasileira edição 2008 como melhor dupla regional), com os quais se apresentou em 2007 no FESTIVAL NACIONAL DE DOMA Y FOLKLORE de Jesus María-Cordoba-Argentina.

Agora em 2008 está lançando o CD INFLUÊNCIA.


ECO DO MINUANO E BONITINHO
VINTE E TRÊS ANOS DE DEDICAÇÃO A ARTE E AO SEU INSTRUMENTO, TRANSFORMAM JULIANO TRINDADE, O BONITINHO, NO GRUITARRISTA MAIS RESPEITADO NO SUL DO BRASIL.

AO LONGO DESTES ANOS BONITINHO E SUA GUITARRA SE CONFUNDEM NUMA ESCALA ALUCIANTE DE CRIAÇÕES QUE ENRIQUECEM A CULTURA MUSICAL DO RIO GRANDE.

BONITINHO BUSCA O QUE HÁ DE MELHOR NA TECNOLOGIA PARA QUALIFICAR O SEU INSTRUMENTO E DEMONSTRA UM TALENTO IMPAR NA CRIAÇÃO E ARRANJO DAS SUAS COMPOSIÇÕES. ISTO LHE PROPORCIONA UMA IDENTIDADE E LIDERANÇA SEM IGUAL COM A JUVENTUDE, CADA VEZ MAIS APAIXONADA PELA MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL.ESTE INSTRUMENTISTA QUE COMO JÁ DIZEMOS COMPÕE, ARRANJA, TOCA E CANTA SUAS CANÇÕES, INOVOU O TOQUE INSTRUMENTAL DA GUITARRA. PASSOU A SER UM MODELO PARA OS GUITARRISTA DO RIO GRANDE.DESPONTOU NO GRUPO QUE LIDERA,ECO DO MINUANO, E IGUALMENTE VALORIZOU O SEU INSTRUMENTO PERANTE OS DEMAIS GRUPOS MUSICAIS QUE ATÉ ENTÃO TINHAM NOS GAITEIROS SUAS UNICAS VEDETES.

SUA PEOCUPAÇÃO É EXTREMAMENTE LEVAR A JOVEM MÚSICA TRADICIONALISTA PARA ALÉM FRONTEIRAS.

IMPOSSÍVEL DESCREVER O NÚMERO DE APRESENTAÇÕES JÁ FEITAS, MAS É BEM POSSÍVEL DIZER, QUE JÁ ESTEVE EM QUASE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, ANIMANDO BAILES E SHOWS E "MATANDO" A SAUDADE DE MUITOS GAÚCHOS QUE ESTÃO "DESGARRADOS" DE NOSSO ESTADO.

MERCÊ DESTA PERFORMANCE, BONITINHO CONQUISTOU MUITOS PRÊMIOS, ENTRE OS QUAIS DESTACAMOS "TROFÉU AÇORIANOS 2000","TROFÉU TATU DE OURO" NO ESTADO DO PARANÁ.

ISTO FAZ DE JULIANO TRINDADE, O BONITINHO UM DOS MELHORES GUITRRISTA DO SUL DO BRASIL SINÔNIMO DE SUCESSO EM QUALQUER LUGAR ONDE SE APRESENTA.

Nenhum comentário: