quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os destaques da música regional em 2008




Postado por Giovani Grizotti - Show de 40 anos de Os Serranos: destaque em 2008


O blog e a coluna Roda de Chimarrão, do Diário Gaúcho, prepararam uma lista com alguns destaques da música regional gaúcha em 2008. Os nomes foram revelados ontem, pelo Diário Gaúcho. Confira a reportagem que preparei:

O ano de 2008 foi excelente para a música regional gaúcha. César Oliveira & Rogério Melo conquistaram um prêmio nacional, o Tim. Grupos tiveram as suas agendas lotadas. Na tchê music, destaque para a mistura animada do nosso vanerão com o sertanejo. Veja alguns dos que venceram seus desafios. Para preparar a lista, a coluna Roda de Chimarrão também levou em conta opiniões de radialistas, jornalistas e tradicionalistas.

SHOW – 40 ANOS DE OS SERRANOS

Surgido em 1968, o grupo liderado pelos irmãos Edson Dutra e Toco já conquistou três discos de ouro. Em 2008, ao completar 40 anos, lançou Nação Serrana, o 25º álbum e teve fôlego para gravar um DVD histórico, no Teatro do Bourbon Country. O show foi um espetáculo de som e luz, abrilhantado por convidados como Sérgio Reis e Renato Borghetti.

DISCO – ITINERÁRIO DE ROSA, DE LUIZ CARLOS BORGES

Um trabalho que levou 12 anos para ser construído não poderia ter outro destino senão figurar entre os mais importantes já lançados por aqui. O desafio de Borges foi transformar em música o livro de poemas de Apparício Silva Rillo.

DVD – O CAMPO, DE CÉSAR OLIVEIRA & ROGÉRIO MELO

Quem disse que só a tchê music é capaz de ultrapassar as porteiras do Rio Grande? Este ano, a dupla não apenas lotou galpões de CTGs no Rio Grande, como fez o Brasil conhecer um pouco mais sobre a verdadeira música de raiz, graças à projeção com a vitória no Prêmio Tim. O troféu foi, exatamente, pelo DVD O Campo, gravado no Centro de Eventos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre.

GRUPO DE MÚSICA CAMPEIRA – OS MONARCAS

Radialistas e tradicionalistas consultados apontaram Os Monarcas como o melhor grupo de 2008. Cantor do conjunto, Ivan Vargas foi considerado o melhor vocalista e Varguinhas, o melhor gaiteiro. Mas é o todo que faz da turma liderada por Gildinho quase que uma unanimidade quando o assunto é fandango de qualidade.

MÚSICA – PROSA DOS LENÇOS, DE OS MONARCAS

A música é uma aula de história. Mostra as relações entre o lenço gaúcho e segmentos políticos que marcaram as batalhas. A letra é de João Pantaleão Leite, e a música, de Chico Brasil e Luiz Lanfredi. A Interpretação de Ângelo Franco, de Cristiano Quevedo e de Shana Muller venceu o Carijo este ano. Prosa dos Lenços também está no último CD de Os Monarcas.

GRUPO DE TCHÊ MUSIC – TCHÊ GAROTOS

Ninguém foi tão longe quanto o Tchê Garotos neste ano. A turma de Sandro Coelho tem arrastado multidões nos shows pelo Brasil afora. A gurizada foi ao Domingão do Faustão e emplacou uma música no bloco esportivo do Fantástico.

Nenhum comentário: