domingo, 29 de março de 2009

Batizado campeiro no Parque da Harmonia

Nos braços do pai Rafael e da mãe Ana Paula, Bentinho já ganhou até uma bombacha para a cerimônia de domingo Foto: Jefferson Botega

Hoje, em Zero Hora:

Aos dois meses, Bento Moreira Gonçalves ainda não sabe, mas carrega na certidão de nascimento o nome de um personagem que marcou a história do Rio Grande do Sul. Em homenagem ao líder farrapo, o menino será batizado neste domingo no reduto do Acampamento Farroupilha (durante o Rodeio), em Porto Alegre, com direito a pilcha, churrascada e música campeira.

Desde que o funcionário público Rafael Paz Gonçalves, 30 anos, e a vendedora Ana Paula Pereira Moreira, 28 anos, descobriram o sexo do bebê, decidiram que ele receberia o nome do famoso militar. Tradicionalistas fervorosos, ambos dizem admirar a trajetória do personagem-símbolo da Revolução Farroupilha, que nasceu em Triunfo, em 1788, e foi comandante do levante e presidente da República Rio-grandense.

– Fazemos parte de três piquetes e temos muito orgulho de cultivar a história e as tradições gaúchas. Se tivéssemos uma menina, com certeza se chamaria Anita – conta Ana Paula, fazendo referência a Anita Garibaldi, outro expoente da Guerra dos Farrapos.

Além de dar ao primeiro filho o nome de Bento Gonçalves, o casal decidiu promover um batizado para gaudério nenhum botar defeito. No melhor estilo campeiro, a cerimônia está prevista para ocorrer em pleno Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, durante o Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre.

Ontem à tarde, em frente à barraca montada pela família no parque, o casal planejava os detalhes do sacramento. Rafael e Ana Paula – que se conheceram em 2002 naquele mesmo local, em meio às comemorações da Semana Farroupilha – querem que Bentinho seja iniciado no catolicismo pelas mãos de um sacerdote pilchado.

– Acho que vai dar certo. Já encontramos um padre que aprova a ideia. Só está faltando acertar o horário – ressalta Gonçalves.

Animada com os preparativos, Ana Paula conta que até mandou fazer uma bombachinha especial, toda branca, para o menino vestir durante o batizado, que deverá ser ao ar livre. Com a ajuda do padrinho, o corretor de seguros Edison Cuti Fontoura, 45 anos, o casal quer encerrar a festa em grande estilo: com uma churrascada de costela de ovelha na brasa, ao som de muita gaita e violão.

– Vai ser como manda a tradição. Fico emocionada só de pensar – diz a tia de Bentinho, Fabiana Moreira, 32 anos.

Nenhum comentário: