terça-feira, 24 de março de 2009

Música da Semana Farroupilha conta façanhas do Decênio Heróico

Música da Semana Farroupilha conta façanhas do Decênio Heróico

A vanera "Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais", escrito pelo poeta Albeni Carmo de Oliveira e música de Francisco Fighera e Clóvis Frozza, é a música-tema da Semana Farroupilha 2009. A canção seguiu o temário "Os Farroupilhas e suas façanhas" e relembra diversos episódios da epopéia farrapa, como a tomada da Ponte da Azenha, em Porto Alegre, a prisão de Bento Gonçalves, a tomada de Laguna e o encontro de Anita e Garibaldi.

Até o final de abril, a música deverá ser gravada em um CD e distribuída para emissoras de rádio e televisão. Os sites www.semanafarroupilha.com.br e www.igtf.rs.gov.br também irão disponibilizar o arquivo para download gratuito, com o objetivo de promover a maior festa popular do Rio Grande do Sul.

O concurso contou com mais de 20 composições inscritas. Primeiramente, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) realizou uma triagem de todas as composições, avaliando a adequação ao Regulamento do evento. Na fase final, dez composições disputaram o prêmio de R$ 2 mil, em uma apresentação no parque Nercy Liberato da Conceição, em Santo Augusto, durante a realização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), no último sábado, em Gravataí. A Comissão Julgadora foi formada pelo presidente do IGTF, Manoelito Savaris, pelo cantor Valdomiro Maicá e pelo repentista Volmir Martins, além de um representante de Santo Augusto.

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, responsável pela organização do evento, é composta pelas secretarias de Cultura, Educação e Turismo, Esporte e Lazer, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e Brigada Militar.

Façanhas por ideais de Farroupilhas

Letra: Albeni Carmo de Oliveira

Música: Francisco Fighera e Clóviss Frozza

Estribilho

Avante, não retrocedam,

Porque a luta tem suas manhas

E só quem tem ideais

Pode contar suas façanhas.



Depois da ponte da azenha,

O grito da liberdade,

A República Rio-grandense

Já era uma realidade,

Piratini, capital

Dos sonhos de igualdade,

E tremula a tricolor,

Com ventos de liberdade.



Estribilho



E veio a prisão em Fanfa,

E Bento foi à Bahia,

Onde fugiu pelo mar,

Com a ajuda da confraria

Barro vermelho em Rio Pardo,

Estratégia e valentia,

E aos acordes da vitória,

O nosso hino nascia.



Estribilho



A epopéia dos lanchões

Que Garibaldi empreendeu

Com bois, cavalos e coragem,

O adverso venceu

Na invasão de Laguna,

Anita ele conheceu,

E desta união de ideais,

O mundo nunca esqueceu

Felipe Basso/MTG

Nenhum comentário: