sexta-feira, 20 de março de 2009

PEDRO ORTAÇA LANÇA DVD


PEDRO ORTAÇA LANÇA DVD


O cantor missioneiro Pedro Ortaça lançará seu primeiro DVD em um grande evento no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS), no próximo dia 25 de março, quarta-feira, às 20h. O ingresso será 01 kg de alimento não-perecível. Toda a arrecadação será destinada aos índios guaranis da Aldeia Alvorecer, de São Miguel das Missões, terra natal de Ortaça. Informações pelo fone 55. 3352.2134.
O DVD
Dom Pedro Ortaça é o título do primeiro DVD do missioneiro mais conhecido do Brasil. Inteiramente gravado nas Missões, em formato de clipes, apresenta as canções de Ortaça que já se tornaram clássicos da nossa música, e renderam a ele o reconhecimento do Ministério da Cultura, através do Prêmio Culturas Populares 2008, que distingue pessoas que trabalham em prol de fortalecer e divulgar a cultura popular brasileira nos seus mais variados aspectos.
No DVD, estão Timbre de Galo, De Guerreiro a Payador, Meu Canto, Solidão, Ressurreição, Se Guasqueando pros Dois Lados e Bailanta do Tibúrcio, entre outros temas que hoje são hinos da música gaúcha. O que enriquece ainda mais o trabalho é que todas as trilhas de áudio são fonogramas originais, os clipes foram feitos a partir das gravações que tornaram as músicas célebres.
Os cenários onde o DVD foi gravado também são um espetáculo à parte e incluem as ruínas de São Miguel - Patrimônio Universal da Humanidade; locações na cidade de São Luiz Gonzaga; as Margens do Rio Uruguai, em São Borja; a Catedral Santo Ângelo Custódio, construída pelos Índios Guaranis, em Santo Ângelo; e o Galpão Dom Ortaça, residência do cantor, em São Luiz Gonzaga. Nos extras, há imagens de bastidores, depoimentos e mais três músicas extraídas DVD Festchê III. Alberto, Gabriel e Marianita, filhos de Pedro, também participaram do projeto.
Com mais de 40 anos no meio musical, Pedro Ortaça possui nove CDs gravados, além de participação em trabalhos de diversos artistas. No decorrer de sua trajetória missioneira, apresentou-se em quase todos os estados brasileiros. Também teve a oportunidade de participar de momentos importantes da história de nosso país e do Rio Grande do Sul. Foi um dos artistas convidados para posse de Luiz Inácio Lula da Silva, quando eleito presidente da república pela primeira vez. Participou do Fórum Social Mundial, no ano de 2005, na cidade de Porto Alegre. Sua música e história foram motivo de tese para doutorado, na Universidade de Paris.

Nenhum comentário: