segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Conheça a 2ª Prenda Juvenil do RS 09/10





"Era uma vez uma menina sapeca, que se chamava Carolina Machado Eléguida, nasceu no dia 27 de janeiro de 1992..."

O vestido era de chita, quanto mais rodado, melhor. Aos 3 anos ganhou da madrinha, de babado e fita mimosa, dava um tope na cintura. As bonecas ganhavam vida em suas mais longas brincadeiras. Na sua imaginação brotava o bailado da prenda, a poesia, a gaita, o violão e a mais pura amizade na roda de chimarrão. O tempo passou e essa menina cresceu, o sonho se tornou realidade! Até que em fim, sou prenda de verdade!

Sou gaúcha, nasci aqui no Rio Grande do Sul, tradicionalista desde pequena, entrei para o CTG Essência da Tradição em 2005, convidada por uma amiga, na Invernada Juvenil de Danças. Em setembro do mesmo ano houve o 2º Concurso de Prendas e Peões da entidade, onde resolvi participar. Concorri com sete candidatas, sendo que eu era a mais nova e a sócia mais recente do CTG. Conquistei o cargo de 1ª Prenda Juvenil do CTG Essência da Tradição 2005/2006. Foi um ano de participação nos eventos, até então nenhuma prenda de minha entidade tinha viajado e participado dos Congressos, Convenções e demais eventos oficiais do MTG. Ainda me lembro como se fosse hoje, no meu primeiro ENART apresentamos sobre os artistas regionais e conquistamos o 3º Lugar na Mostra, foi incrível. O primeiro Congresso que participei foi no ano de 2006, no CTG Rancho da Saudade em Cachoeirinha, fazia muito calor, mas foi uma experiência única.

Apesar de participar ativamente das atividades do MTG, era muito nova, um tanto tímida e sem larga experiência para um concurso regional. Recordo-me que foi bem na transição da 8ª Série do Ensino Fundamental, pra o 1º Ano do Ensino Médio, mudar de escola, resumindo, não fui ao regional naquele ano.

Dentro de minha entidade o regulamento permite qualquer participante concorrer novamente, foi o que eu fiz. No ano de 2006 participei do 3º Concurso da Entidade, meu (2º). Como já havia participado uma vez, pensei que já estava preparada, estava confiante, não me empenhei o quanto devia, então fiquei como 2ª Prenda Juvenil do CTG Essência da Tradição 2006/2007. Foi mais um ano de trabalho, pois acredito que números não importam, trabalhei ativamente representando minha entidade em rodeios, eventos, festas e tertúlias. Nessa gestão aconteceram muitas coisas que me deram ânimo para persistir. Fiz o Curso de Líderes Voluntários do MTG (turma pioneira), contribuindo e ajudando nos eventos. Foi muito bom, aprendi muito com isso. Fui nomeada Diretora do Departamento Jovem da 30ª Região Tradicionalista.

Como uma boa brasileira não desisti ali, corri em busca do meu sonho. Concorri novamente na entidade no ano de 2007. Esse ano foi difícil, pois havia assumido o Departamento Jovem, estava no 2º Ano do EM e ia participar do concurso. Mas lá fui eu com a cara e a coragem, e consegui fazer tudo. Fiz o Acampamento da Juventude Gaúcha da 30ª RT, ganhei o Concurso Interno como 1ª Prenda Juvenil do CTG Essência da Tradição 2007/2008 e passei de ano. A partir daí tudo começou a brilhar de uma maneira especial pra mim... Nunca vou me esquecer o que a tia NICA me disse: Vai Carol, agora é o TEU momento de Brilhar!

A partir daí cada passo que eu dava era uma preparação para o Concurso Estadual. Realizei um evento que entrou pra história do CTG Essência da Tradição, estudei muito, ensaiei, fiz mostra, projetos e participei da 39ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Regional, na qual me tornei 1ª Prenda Juvenil da 30ª Região Tradicionalista. Ao mesmo tempo em que estava feliz por isso, não me sentia Prenda Regional, pois eu não mudei, continuei sendo a mesma pessoa.

Ao meu lado, nessa gestão maravilhosa, estiveram além de outras, três pessoas especiais: Minha mãe, Vilma, Natália Kunrath, 1ª Prenda Mirim do CTG Essência da Tradição 2007/2008 e que ganhou na Região também e Paula Soares, 1ª Prenda do CTG Estância do Cotiporã 2007/2008. Foi uma gestão amiga, de contribuições, colaborações de umas com as outras, passeios, eventos, rodeios, estudos, PREPARAÇÃO... Nessa gestão tive a oportunidade de realizar o XIV Tchêncontro da Juventude Gaúcha da 30ª RT e o Fandango da Prenda Jovem que foi um dos maiores que a 30ª RT já teve. Muitas entidades participaram, apresentando trabalhos e no baile coloquei 50 Prendas participando, numa noite de muita emoção e Glamour. Além disso, nesse ano fui juntamente com a minha região, campeã da Mostra do ENART, com o tema: O Artesanato Regional: Wandshoner.

MTG vai a Escola, CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha, foram os projetos desenvolvidos, confecção do relatório de atividades, participação em eventos, muito estudo, abrir mão de sair nas férias, muita coisa eu passei. Mas enfim chegou o momento, maio de 2009, participação na 39ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual, conquistando o título de 2ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul.

Essa sou eu, Carolina Machado Eléguida, uma jovem, com muitas histórias para contar, uma pessoa dedicada, amiga, sincera, que corre atrás de seus objetivos e também sabe reconhecer e dar valor as pessoas que a ajudam.

Por: Carol Machado
FONTE: BLOG PRENDAS E PEÕES

Nenhum comentário: