sábado, 5 de setembro de 2009

Acampamento deve atrair um milhão de pessoas


Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Abertura oficial será segunda, 7, a partir das 18h, em frente à feira

Acampamento deve atrair um milhão de pessoas

O público já pode visitar o Acampamento Farroupilha e participar de atividades realizadas nos 364 piquetes. A abertura oficial será segunda-feira, 7 de setembro, a partir das 18h, em frente à Feira Farroupilha, próximo à prefeitura do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). A expectativa é de que o evento atraia um milhão de pessoas.

A abertura terá a participação inédita da Banda Municipal, que executará clássicos da música nativista, com o cantor Marcello Caminha. A festa de abertura termina com show de O Cancioneiro. O Desfile Temático será no dia 19, às 20h, e o tradicional dia 20, às 8h30. A extinção da Chama Crioula no Paço Municipal será às 18h do dia 20, e o encerramento oficial do Acampamento às 19h.

Uma das novidades desta edição é a cozinha coletiva dos seis bolichos (restaurantes típicos). Para atender às exigências da Vigilância Sanitária Municipal, foi construída uma cozinha para cada três bolichos. Cada unidade foi montada dentro dos padrões de higiene estabelecidos em lei, garantindo a elaboração de alimentos com qualidade e asseio.

As vias de circulação interna do parque receberam brita, aterramento e algumas foram patroladas para facilitar o tráfego.

Praça de Alimentação — Neste ano, a novidade gastronômica do Acampamento Farroupilha será uma loja de produtos coloniais, com cucas e sonhos feitos na hora. A padaria e confeitaria também vai oferecer café campeiro e pão d’água feitos no local.

Além disso, a praça de alimentação terá três churrascarias, um restaurante de peixes grelhados, supermercado, açougue, doces e lanches rápidos, como espetinho de morango com chocolate e crepe. Ao todo, serão 27 pontos de comercialização, incluindo revenda de bebidas, gelo e carvão.

Feira de Artesanato — A Feira do Artesanato terá 60 estandes comerciais, além de uma área de paisagismo. A feira oferecerá artigos como talhe em madeira, móveis rústicos e material para churrasco e chimarrão. Além das roupas tradicionais, como bombachas, ponchos e lenços, serão vendidos artigos de couro (calçados, bolsas e casacos). Bandeiras do Rio Grande do Sul e souvenires também serão comercializados.

No mesmo local estará a área de paisagismo, com a representação temática da edição deste ano da Semana Farroupilha: “Os Farroupilhas e suas Façanhas”. Ao lado, na Área de Convivência, será instalada uma pista de dança junto ao palco de apresentações artísticas.

Estacionamento — Estacionamento na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto n° 185 (em frente ao Foro), funcionará de 5 até 20 de setembro, com valor de R$ 10 (preço único), por até 24 horas, mesmo valor do ano passado. Horários de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 19h30 até 1h; sexta-feira até domingo, atendimento ininterrupto. Ao todo, são cem vagas. No entorno existem ainda os estacionamentos particulares.

Gineteada e baile — O Acampamento Farroupilha terá pela primeira vez uma grande festa de encerramento, com gineteada e Baile de Ramada. Será na fazendinha do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), dia 20 de setembro, a partir das 17h. Antes da prova com cavalos, os peões serão abençoados junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida. A santa é uma réplica trazida da Basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo. Onze ginetes disputarão a competição para domar cavalos xucros. Os cinco melhores serão premiados com um conjunto de indumentárias típicas. Após, o público será convidado a participar do Baile de Ramada, uma tradicional festa ao ar livre sob a sombra das árvores.
fontePMPA

Um comentário:

Unknown disse...

Acho muito bonito os artigos,aprecio muito as FACAS E GOSTARIA MUITO de uma de BRINDE,AGRADEÇO SE GANHAR IREI INDICAR PARA OS MEUS AMIGOS.Obrigado