sábado, 19 de setembro de 2009

Façanhas farroupilhas são repassadas em espetáculo inédito

Foto: Itamar Aguiar / Palacio Piratini

As comemorações farroupilhas alcançam seu ponto máximo na noite deste sábado (19), em Porto Alegre, em uma apresentação inédita, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). Com início às 20 horas, o espetáculo Os Farroupilhas e suas Façanhas contará a saga farrapa, retratando nove episódios marcantes da mais longa revolução travada em solo brasileiro - de 1835 a 1845.

Durante 90 minutos, cerca de 900 tradicionalistas de CTGs de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre vão encenar os principais momentos da epopéia farrapa: a invasão de Porto Alegre, a proclamação da República Rio-Grandense, a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, a tomada de Rio Pardo, a travessia dos Lanchões, a República Catarinense, a estruturação da República Rio-Grandense como nação, a formação da Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde. A narração será de Elomir Malta, Liliane Cardoso e Luis Afonso, com textos de Paulo Roberto Fraga Cirne.

Serão noves carros temáticos - o mais alto medindo 7,5 metros de altura e o mais comprido, 15 metros -, que consumiram, entre outros materiais, aproximadamente 3 toneladas de ferro, 500 unidades de compensados de madeira, 200 chapas virola, 10 blocos de isopor e 10 galões de cola de contato. O trabalho envolveu 34 profissionais nos últimos 40 dias.

O espetáculo é promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, formada por representantes das secretarias de Turismo, Cultura e Educação, além do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Brigada Militar (BM).

O governo do Estado financia 35% do custo do evento, com patrocínio de estatais e verba da Secretaria da Cultura. Outros 35% são recursos da iniciativa privada. A Semana Farroupilha 2009 também está inscrita na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS e na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura - que incentivam a contribuição financeira de empresas privadas a projetos culturais.

Desfile Cívico-Militar
No domingo (20), também na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, ocorre o Desfile Cívico- Militar, a partir das 9h, com participação da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Logo após, tem início o Desfile Tradicional, com a participação de aproximadamente 2,5 mil cavaleiros.

Nenhum comentário: