sábado, 3 de julho de 2010

GRUPO TROPEIROS DA TRADIÇÃO ESTÁ EM PORTUGAL


- Texto enviado por Moacir Gomes dos Santos, patrão do grupo Tropeiros da Tradição

"Integro o grupo folclórico Tropeiros da Tradição, vinculado à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Embarcamos, na quarta-feira passada, para Lisboa, rumando para Porto de Mós, onde faremos uma série de apresentações. Estaremos também em Fátima, no encerramento da Festa de São Pedro. No domingo, vamos para Santa Maria da Feira, no Festival Internacional de Folclore. As atividades em terras lusitanas vão até 19 de julho.

Dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Tropeiros, fundado em junho de 1953 pelo folclorista Paixão Cortês, constituiu-se no primeiro grupo artístico independente. Composto por jovens preocupados em preservar cultural e artisticamente as tradições rio-grandenses, o grupo lançou diferentes temas que, hoje, começam a ser retomados em apresentações pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

No transcorrer de 57 anos, sempre demos atenção às fontes originais das pesquisas, não só referentes às característica musicais, mas também aos vestuários. Nosso foco está voltado ao prazer de dançar e cantar, preservando as tradições. Essa viagem a Portugal é de grande importância, pois trocaremos experiências com outras nações que lá estarão."

FONTE:ZH e Chasque Pampeano

Um comentário:

Movimento Gaúcho Independente disse...

Olá
É com enorme satisfação que gostaríamos de receber teu apoio em nosso blog que, visando a independência do Rio Grande do Sul, busca apresentar propostas, ideias e soluções para tal feito.

Um baita abraço,
Luís Felipe Cristovon
www.movimentogauchoindependente.blogspot.com