quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Parlamento homenageia Pedro Ortaça com Medalha do Mérito Farroupilha

Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Loureiro, Ortaça e Cherini: Parlamento reconhece importãncia da trajetória artística do músico

O cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça recebeu a mais alta distinçâo concedida pelo Parlamento gaúcho, a medalha do Mérito Farroupilha, na noite desta terça-feira (3). Junto com Noel Guarani e Cenair Maíca, Ortaça imprimiu um jeito novo de cantar e tocar, a partir do estilo de Jayme Caetano Braun. Denominados "Os quatro troncos da cultura missioneira", foram considerados autores de uma nova identidade na cultural musical gaúcha. Proposta pelo deputado Adroaldo Loureiro (PDT), a homenagem foi entregue pelo presidente da Assembleia, deputado Giovani Cherini (PDT). A cerimônia antecedeu um show beneficente de Pedro Ortaça e grupo formado pelos filhos Alberto, Gabriel e Marianita Ortaça, e também por Halber Lopes e Luiz dos Santos, no Teatro Dante Barone.

Em seu pronunciamento, Cherini afirmou que "Pedro Ortaça é um gaúcho que honra a terra missioneira e o Rio Grande. Por mais longe que possa chegar, a sua música permanece no nosso território, valorizando a nossa cultura". A homenagem da Assembleia, disse Cherini, se soma a todos os prêmios recebidos em reconhecimento a um homem cujo a vocação e o trabalho estão à serviço da liberdade e da democracia entre os povos.

Autor da homenagem, o deputado Loureiro destacou a importância de reconhecer um dos personagens mais emblemáticos da cultura gaúcha. "Pedro Ortaça, o remanescente dos quatro troncos missioneiros, está aqui conosco, firme e forte, ´esparramando´ cultura missioneira no Rio Grande e no Brasil afora", enalteceu o parlamentar.

Trajetória
Pedro Ortaça nasceu em São Luiz Gonzaga em 1966. É autor de mais de 120 músicas e tem sete discos gravados, 12 CDs e um DVD. Além de composições próprias, Ortaça interpreta poemas de Jayme Caetano Braun, José Hilário Retamozo, Carlos Cardinal e outros, que a exemplo do músico, utilizam a cultura missioneira para suas criações.

Ao lado da mulher Rose Ortaça, dos filhos e familiares, Ortaça agradeceu a homenagem recebida. "Não tenho palavras para dizer como fiquei feliz com esta distinção. Cantei o Rio Grande e as Missões, e sem o apoio de todos vocês, eu não continuaria a cantar", disse. Também acompanharam a homenagem, o ex-governador e também missioneiro, Olívio Dutra, o deputado Raul Pont (PT), além de prefeitos, vereadores e secretários municipais.

O cantor missioneiro Pedro Ortaça já recebeu diversas homenagens. Foi eleito através do voto popular personalidade do século em São Luiz Gonzaga, recebeu o título de cidadão de São Miguel, além de possuir centenas de títulos em reconhecimento ao seu trabalho, oferecido por entidades culturais, faculdades, câmaras municipais e prefeituras. Na Assembleia Legislativa, em 2006, recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira na categoria melhor cantor do ano. Além da Medalha do Mérito Farroupilha, Pedro Ortaça recebeu também no dia de hoje a escultura "O Guerreiro", entregue pela Câmara Municipal de Porto Alegre.




Fonte: Aline Tyska - Agência de Notícias - Edição: Sheyla Scardoelli

Nenhum comentário: