quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Carros Temáticos levarão ideais e cidadania para a Avenida

Mais de 1 mil tradicionalistas devem participar do Desfile Temático



Foi apresentado na tarde de hoje, 08, no Complexo Porto Seco, os 10 carros temáticos do Desfile Farroupilha, que acontecerá na noite de 19 de setembro, a partir das 21 horas. A confecção dos carros está sendo elaborada por 45 colaboradores em dois turnos diários. Segundo Sergio Peixoto, um dos responsáveis pela produção, já foram utilizados até o momento cerca de dez blocos de isopor, 1 mil chapas de madeira compensada, 15 latas de massa corrida, 1,5 toneladas de ferro, cem litros de poliuretano, cem discos de corte, entre outros materiais.



A produção dos carros é de responsabilidade dos artistas plásticos Guaraci Feijó, Mano Brum e Sergio Peixoto Já a coordenação de produção e infraestrutura é de Josemar Basso. A proposta busca ressaltar o tema anual “Farroupilhas, ideais, cidadania, revolução”. O carro mais alto, com sete metros, é o que simboliza a família. Cerca de 1,5 mil pessoas devem participar do Desfile Temático. A sugestão de trabalho de cada invernada está dividida nos seguintes tópicos: A vida em família; o trabalho: lida do campo e charqueadas; a religiosidade: presença do padre, o casamento e o batizado; as festas: um fandango, a chula, a tava e o truco; Os ideais farroupilhas: assembléia provincial e as lojas maçônicas; a Apresentação dos líderes, com suas características; Os estrangeiros engajados na idéia republicana; A revolução: três capitais farroupilhas – Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete; A proclamação da república, a bandeira e o hino e Os líderes e seus destinos no pós Revolução.



O tema busca trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao Império; a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; e a revolução, mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas.



O transporte para a avenida Edvaldo Pereira Paiva será realizado no dia 17 de setembro, a partir das 22h. O trajeto contará com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e percorrerá o seguinte roteiro: Porto Seco – Plínio Kroeff – Bernardino Silveira Amorim, Assis Brasil - Free-Way - Avenida Castelo Branco – Avenida Mauá e Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). O tempo para realização do percurso está estimado em seis a sete horas, divididos em dois comboios, com cinco carros temáticos em cada.




Felipe Basso

EMC Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: