quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2º MANIFESTO, CANTO E POESIA NHEÇUANOS


No dia 29 de dezembro de 2010, se realiza em Roque Gonzales, RS, o 2º Manifesto, Canto e Poesia Nheçuanos, promovido pela Associação Cultural Nheçuanos daquela cidade. O evento reune historiadores, escritores, antropólogos e artistas que debatem, cantam e declamam a saga da resistência do cacique-pajé Nheçu e seu povo à aculturação branca. O objetivo do Manifesto é a revisão histórica dos fatos que marcam a ocupação da atual região das Missões do RS, no início do século 17. Estes acontecimentos, ocorridos na 1ª fase das reduções jesuíticas (1610-1637), praticamente selam o destino das nações indígenas Guarani e até hoje são ignorados ou deturpados pela historiografia.

A 1ª fase das reduções jesuíticas, comandadas por padres espanhóis da Companhia de Jesus, resulta em estrondoso fracasso e dá início ao processo de aculturação e extermínio dos povos Guaranis daquela a região. A resistência imposta aos jesuítas é comandada pelo cacique-pajé Nheçu, líder de diversas nações indígenas, em novembro de 1628. Nheçu, numa tentativa desesperada de defesa do território e da cultura de seu povo, ordena a execução de três padres jesuítas - Roque Gonzales, João de Castilhos e Afonso Rodrigues, que mais tarde são transformados em mártires. Ao líder Guarani resta o estigma de assassino cruel e desalmado.

A atitude de defesa de Nheçu e seu povo - e a consequente derrota para os invasores brancos – serve de pretexto para que a tomada das terras indígenas se consuma e os vencedores impunham à História a versão oficial dos fatos. O 2º Manifesto, Canto e Poesia Nheçuanos aprofunda a discussão para que a verdade histórica acerca da postura de Nheçu seja restabelecida. Contestar a versão dominante e que, embora tardiamente, seja feita justiça aos povos indígenas Guarani, reconhecendo o legítimo direito dos verdadeiros donos da terra de terem lutado em defesa de seu território e sua cultura, quando vilipendiados por invasores.


Associação Cultural Nheçuanos
Rua Independência, 841 – sala 1 - Roque Gonzales – RS
www.nhecuanos.com.br
_______________________
enviado por:  

Hilton Luiz Araldi

Nenhum comentário: