quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lançada a 27 cavalgada do Mar

Com a presença da imprensa, autoridades, convidados e representantes do tradicionalismo gaúcho, foi lançada nesta quinta-feira (13) a 27 Cavalgada do Mar, que acontecerá de 18 a 26 de fevereiro desse ano no Litoral Norte gaúcho. Conforme o presidente da Fundação Cultural cavalgada do Mar, promotora do evento, a saída dos cavaleiros e amazonas será às 7h da no Parque dos Baloneiros, em Torres, onde, apór 11 dias, terão feito um percurso de 240 quilometros até a chegada na cidade de Palmares do Sul. Durante o trajeto haverá diversas paradas para descansar, sendo os pontos escolhidos as praias de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. Mais de quatro mil cavalarianos são esperados para essa edição.

Entre as novidades desse ano, está a entrega de uma Cartilha que contém o mapa do percurso a ser feito nesses 11 dias. Além de regras e cuidados básicos para a saúde dos cavalarianos e suas montarias, além de dicas ilustradas sobre saúde pública, sanidade animal, dicas de comportamento e prevenção ao câncer de pele. A cavalgada do Mar terá o apoio esse ano do Conselho Regional de Veterinária do Rio Garnde do Sul, Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (SOVERGS) e Centro de câncer da Santa casa (Hospital Santa Rita).

CAVALGADA DO MAR

A Cavalgada do Mar já ocorre no Litoral Norte gaúcho há 26 anos e a cada ano o trajeto é feito num sentido: de Torres a Palmares do Sul ou vice-versa. Para participar da cavalgada, a roupa a ser utilizada é uma bombacha confortável, botas, chapéu e uma camisa leve. Se quiser proteger-se ainda mais, pode usar luvas. Uma mala de garupa pode ser interessante para acondicionar a sua máquina fotográfica, cantil, repelente, protetor solar, muda de roupa, capa de chuva, agasalho e lanche.

História

A 1ª Cavalgada do Mar foi realizada em 1984 com o objetivo de contestar o fechamento do Banco Sul Brasileiro e tinha aproximadamente 60 participantes. As primeiras mulheres a participarem da cavalgada foram as filhas de Ari de Almeida Mattos, natural de Torres. Na 7° edição, compareceram aproximadamente 23 amazonas e o número foi aumentando a cada ano, no entanto somente na 9° edição, em 1993, foi identificado um grupo feminino organizado: o Piquete de Anita Garibaldi, coordenado pela escritora Elma Sant´Ana.

A Fundação Cultural Cavalgada do Mar surgiu em 01/06/2008 com o objetivo de promover, executar e manter em caráter cultural a Cavalgada do Mar e demais eventos da mesma natureza no Rio Grande do Sul e demais Estados. É composta por um Conselho Deliberativo, Fiscal e pela diretoria.

Fazem parte da direção da entidade as seguintes pessoas:

Presidente - Vilmar Ribeiro Romera
1º Vice-Presidente - Sergio Paulo Hoffmann Porto
2º Vice-Presidente - Waldevino Rodrigues da Silva
3º Vice-Presidente - Nelceu Blehm
Tesoureiro-Geral - Anderson Batista Urbim

por: Linei Zago

Nenhum comentário: