quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lançamento da Cavalgada do Mar 2011 será nesta quinta-feira



Fotos: Divulgação Linei Zago

A Fundação Cavalgada do Mar lança nesta quinta-feira (13), às 19h, no Galpão Crioulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), localizado na Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 620, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, a Vigéssima Sétima Edição da Cavalgada do Mar, que acontecerá no mês de fevereiro de 2011, reunindo mais de quatro mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças que vivem e amam a tradição do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, será apresentada uma Cartilha do evento, onde constarão o Percurso Cavalgada do Mar, regras e cuidados básicos de saúde para os cavalarianos, bem como o trato e manejo dos animais. Entre as informações constatntes no documento, estão assuntos referentes à saúde pública, sanidade animal e dicas de comportamento. Devido ao crescente número de casos de câncer de pele no Rio Grande do Sul, a cartilha contará com noções básicas de prevenção da doença.

CAVALGADA DO MAR

Esse ano a saída da cavalgada será de Torrres até Palmares do su. Ela acontece de 18 a 25 de fevereiro e estã oprevistas diversas paradas para descanso das montarias e dos cavalarianos, realizadas nas cidades deTorres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Palmares do Sul. A alimentação servida nos paradouros busca também a valorização da cultura gaúcha. Pode participar da cavalgada do Mar, toda e qualquer pessoa, com boa integridade física. Os menores de 18 anos deverão estar autorizados ou acompanhados dos seus representantes legais. A Cavalgada do Mar ocorre no Litoral Norte gaúcho há 26 anos e percorre os municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangrilá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Palmares do Sul. A cada ano o trajeto é feito num sentido: de Torres a Palmares do Sul ou vice-versa. Para participar da cavalgada, a roupa a ser utilizada é uma bombacha confortável, botas, chapéu e uma camisa leve. Se quiser proteger-se ainda mais, pode usar luvas. Uma mala de garupa pode ser interessante para acondicionar a sua máquina fotográfica, cantil, repelente, protetor solar, muda de roupa, capa de chuva, agasalho e lanche.

História

A 1ª Cavalgada do Mar foi realizada em 1984 com o objetivo de contestar o fechamento do Banco Sul Brasileiro e tinha aproximadamente 60 participantes. As primeiras mulheres a participarem da cavalgada foram as filhas de Ari de Almeida Mattos, natural de Torres. Na 7° edição, compareceram aproximadamente 23 amazonas e o número foi aumentando a cada ano, no entanto somente na 9° edição, em 1993, foi identificado um grupo feminino organizado: o Piquete de Anita Garibaldi, coordenado pela escritora Elma Sant´Ana.

A Fundação Cultural Cavalgada do Mar surgiu em 01/06/2008 com o objetivo de promover, executar e manter em caráter cultural a Cavalgada do Mar e demais eventos da mesma natureza no Rio Grande do Sul e demais Estados. É composta por um Conselho Deliberativo, Fiscal e pela diretoria.

Fazem parte da direção da entidade as seguintes pessoas:

Presidente - Vilmar Ribeiro Romera
1º Vice-Presidente - Sergio Paulo Hoffmann Porto
2º Vice-Presidente - Waldevino Rodrigues da Silva
3º Vice-Presidente - Nelceu Blehm
Tesoureiro-Geral - Anderson Batista Urbim

Linei Zago ( 91170361)

Nenhum comentário: