terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O PROJETO DO CARIÚCHO

A obra acima retratada é um excelente trabalho do carioca, ou melhor, do gaúcho, quer dizer, do cariúcho Valmir Gomes, que conheceu e se apaixonou pela cultura riograndense sendo um dos maiores divulgadores dos nossos costumes fora do Estado. Parabéns pelo projeto e pela obra, meu mano Valmir.

Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011. E foi assim que conheci a Cultura Gaúcha. Ano? 2005.

Hoje resolvi apresentar o projeto que me apresentou a cultura gaúcha, hã! Que confusão! Pois é, este projeto estava na gaveta, desde 2005, e como ele tem um grande valor para mim, por ter sido o Projeto de Faculdade em que mais me dediquei e mais tive o prazer de realizá-lo, daí pensei: E por que não publicá-lo? Aí vai...

Introdução:

O objetivo do meu projeto consiste em apresentar um pedaço do nosso querido Brasil que muitos não conhecem e destacar sua cultura, folclore, costumes e tradição.

O Tradicionalismo Gaúcho é uma estrutura organizada que trabalha a cultura gaúcha. Essa tradição é entendida como uma transferência de valores, crenças, ideias, usos e costumes, que são passadas de uma geração para outra.

Dentro dessa tradição serão abordados os seguintes subtemas:

01. O Chimarrão
02. A Culinária
03. O Cavalo
04. A Faca
05. A Literatura
06. A Indumentária Gaúcha
07. O Bolicho de Campanha
08. Os Jogos Tradicionais
09. As Danças Tradicionais
10. O Culto ao Rio Grande
11. O Cancioneiro Gaúcho

Desenvolvimento:

Durante o projeto foi feita uma análise objetiva dos dados levantados através de entrevista, pesquisas, teses, observações, dentre outras informações referentes ao tradicionalismo gaúcho, além de uma breve entrevista através e-mail com o Sr. Manoelito Savaris, na época presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Além de visitas constantes aos sites do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), Semana Farroupilha e as teses: O sentido e o valor do tradicionalismo de Barbosa Lessa e O valor e o alcance do tradicionalismo.

O vídeo “Gaúcho – O Brasileiro dos Pampas” também foi fundamental. Foi exibido na TV Record.


Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: