sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SUCESSO DO DIA DO PAJADOR

Raul Quiroga, ao fundo, amadrinhando os pajadores Adão Bernardes (a esquerda) e Paulo de Freitas Mendonça (pajando).

O Encontro de Pajadores, realizado no Teatro da Casa das Artes, em Bento Gonçalves, em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho, alcançou êxito de público, o qual pode assistir a um belo espetáculo de versos improvisados.

O evento que aconteceu pela segunda vez na cidade, em memória a Jayme Caetano Braun, contou com a participação dos mais conceituados pajadores do momento, Paulo de Freitas Mendonça, José Estivalet, Pedro Junior da Fontoura, Jadir Oliveira, Adão Bernardes, Arabi Rodrigues e Renato Kruel. Além dos pajadores, o declamador Francisco Scaramuça, o apresentador Omair Trindade e o cantor Raul Quiroga com o Grupo Americanto deram mais brilho ao show.

O encontro começou com Raul Quiroga e Americanto, depois, os versos memorizados de Francisco Scaramuça, em seguida Arabi Rodrigues fez uma apresentação solo. A sequência do encontro foi com contrapontos improvisados a partir de temas dados pelo público. A primeira dupla foi José Estivalet e Renato Kruel, a segunda Paulo de Freitas Mendonça e Adão Bernardes e a terceira, Pedro Junior da Fontoura e Jadir Oliveira. Nestes embates poéticos foram explorados com maestria temas como vindima, Bento, o tempo, missões, esquila, Jayme Caetano Braun, Bossoroca e mulher, entre outros.

Ao encerrar o espetáculo, os espectadores aplaudiram em pé, quando, então, as guitarras do Grupo Americanto pulsaram acordes do hino rio-grandense que começou instrumental e finalizou entoado pelos pajadores e pelo público presente, num momento de grande emoção.

O Encontro de Pajadores, que foi o primeiro evento oficial da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, recentemente criada, teve anúncio oficial de que, em 2012, vai ser realizado novamente nesta linda e hospitaleira cidade serrana.
Postado no Blog do Léo Ribeiro

enviado por
Hilton Luiz Araldi

Nenhum comentário: