quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cavalgada do Mar aprimora cuidados com animais

 
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Na audiência, prefeito destacou projeto Adote Um Cavalo
O prefeito José Fortunati recebeu na manhã desta quarta-feira, 10, comitiva de organizadores da Cavalgada do Mar, tradicional evento que percorre o litoral norte gaúcho no verão, para abordar o avanço na proteção e cuidados com os animais no percurso de 240 quilômetros. A 28º edição, em 2012, deverá reunir três mil cavaleiros.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Cavalgada do Mar, Vilmar Romera, uma parceria com a Corsan garante o fornecimento de água para os cavalos ao longo do trajeto, que prevê 30 quilômetros diários, evitando antigos problemas de desidratação dos animais. "A cavalgada tem responsabilidade e conta acompanhamento de veterinário", disse.

O prefeito parabenizou a organização pelos cuidados adotados e destacou a preocupação da prefeitura com a proteção dos animais recolhidos nas ruas da Capital, doados por meio do projeto Adote um Cavalo. A ação foi criada no ano passado pelo Gabinete da Primeira Dama, em parceria com a EPTC. "Buscamos o apoio do Ministério Público para construir a melhor alternativa para a destinação dos animais, doando para pessoas ou instituições que gostem e ofereçam tratamento adequado", afirmou Fortunati. Acrescentou que o cuidado será ampliado com a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda).

Nos primeiros meses da iniciativa, a prefeitura doou 108 cavalos recolhidos das ruas a instituições públicas, organizações não-governamentais e pessoas físicas. Os animais, a maioria abandonados ou vítimas de maus tratos, recebem tratamento, acompanhamento veterinário e alimentação regrada. Depois de plenamente recuperados, os equinos doados receberam um chip para acompanhamento.

Também participaram da reunião o desembargador Dorval Bráulio Marques e o presidente do Instituto Cavalheiros Farroupilhas, Dorotéo Fagundes. A Cavalgada do Mar percorre os municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangrilá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Palmares do Sul.

Fonte: Chasque Pampeano

Nenhum comentário: