sexta-feira, 11 de maio de 2012

O VALOR DE DUAS GAITAS


Irmãos Bertussi. Precursores dos duetos de gaitas

De já hoje estava escutando o CD do Zezinho e Grupo Floreio. Na faixa 7, tem um chotes intitulado Lá Fora, que dá vontade convidar a patroa e sair “figurando” pela sala do apartamento. Mas chamou minha atenção, esta música, pelo dueto de gaitas elaborado, com certeza, pelo próprio Zezinho (grava-se duas vezes). Esta canção beira às raias da perfeição em se tratando de duas cordeonas. Aí garrei a pensar como é bonito um duo de gaitas e porque será que poucos grupos utilizam-se deste mecanismo hoje em dia.

Me criei dançando em fandangos ao som de duas gaitas. Uma perguntava, a outra respondia... Os pioneiros, os grandes mestres, os ícones nesta modalidade, foram Honeyde e Adelar Bertussi, ou seja, os Irmãos Bertussi. Atualmente Os Monarcas, Porca Veia, e mais um que outro conjunto, abre duas gaita em verdadeiro dueto para animar um fandango.

Não sei como funciona, pois não sou músico, mas sinto que soa bem aos meus ouvidos. Me parece que as cordeonas conversam entre si, que preenchem os espaços, que tornam um baile verdadeiramente gaúcho. Fica bonito uma coisa por demais....

Mal comparando duas gaitas são como Romeu e Julieta, arroz e feijão, sagu e creme, Teixeirinha e Mery Terezinha, Grêmio e Inter, Tonico e Tinoco, ou seja, se completam e um não seria o mesmo sem o outro.

Que voltem os velhos tempos dos conjuntos com duas gaitas!

Nenhum comentário: